imagem curso2

Nesta terça-feira,16, ocorreu a primeira aula do Curso sobre Detecção Precoce e Resposta Rápida para Espécies Exóticas Invasoras, ministrado pela consultora Silvia Ziller, e organizado pelo IMA-SC e pela SEMA-RS, por meio de seus Programas para espécies exóticas invasoras e pelas equipes destes órgãos que coordenam o Plano de Ação Territorial para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Planalto Sul – PAT Planalto Sul.

Esta atividade, dentre outras que fazem parte do PAT Planalto Sul, ocorre no âmbito do Projeto Pró-espécies, que é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente do Banco Mundial. O objetivo final do Plano é a conservação da biodiversidade do Território Planalto Sul, considerando aspectos biológicos, sociais, culturais e econômicos, com ênfase nas espécies alvo.

Foto todos aula1

As espécies exóticas invasoras representam riscos para as espécies alvo de conservação do território e para seus ecossistemas, sendo hoje consideradas como uma das cinco principais causas diretas de perda de biodiversidade e de ameaça ao bem-estar humano no mundo. Para evitar esses riscos, planejou-se implementar ações para detecção precoce de espécies exóticas invasoras e resposta rápida de controle no território do Planalto Sul.

O curso conta com a participação de representantes de diversos órgãos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, como Ministérios Públicos, Polícias MIlitares, EPAGRI, FEPAM-RS, IBAMA, ICMBio, CIDASC, UDESC, MAPA, EMBRAPA, Secretarias de Estado de Agricultura, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Francisco de Paula, Comitê de Bacias do Rio Canoas e afluentes, e, ainda, técnicos de diferentes setores de IMA-SC e SEMA-RS.

As atividades planejadas envolvem, além do curso de capacitação a elaboração de um Programa de Prevenção, Detecção Precoce e Resposta Rápida para o território do PAT Planalto Sul e a formação de uma rede de apoio e de colaboradores para atuarem no Programa.

Mais informações sobre o PAT Planato Sul e as ações de conservação em andamento estão disponíveis neste link:  https://www.ima.sc.gov.br/index.php/biodiversidade/planos-de-acao/pat-planalto-sul