• Dengue

 

DJI 0006niver aguai 41anos2024 1

Foto: Adrio Centeno/IMA

A Reserva Biológica Estadual do Aguaí celebra nesta segunda-feira, 1º de julho, 41 anos de criação. A Unidade de Conservação de Proteção Integral é fundamental para a preservação dos ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e manutenção dos recursos hídricos da região Sul do Estado de Santa Catarina.

A Reserva é composta por magníficos canyons, riqueza de ecossistemas e grande variedade de espécies de plantas e animais que fazem da região um cenário valioso para a conservação da biodiversidade. As majestosas esculturas geológicas, a imponência das montanhas, escarpas e chapadas, assim como, as belas cachoeiras são também um importante testemunho da história geológica do Brasil, podendo gerar oportunidades para alavancar a economia de toda a região por meio da ampliação e desenvolvimento do ecoturismo no entorno da unidade.

Administrada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) com apoio do Governo do Estado, a Reserva está localizada nos municípios de Treviso, Siderópolis, Nova Veneza e Morro Grande, fazendo limite com Bom Jardim da Serra. A sede administrativa está instalada dentro da área da Barragem do Rio São Bento, em Siderópolis.

:: Saiba mais sobre a Reserva no site do IMA

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) administra Unidades de Conservação (UCs) da categoria Parque que permitem a visitação pública e da categoria Reserva Biológica, onde o manejo ambiental é restrito e o acesso só é permitido a pesquisadores. O agendamento de visitas a todas as Unidades pode ser realizado de forma on-line neste link.

Para mais informações o contato com a equipe poder ser feito através do e-mail: aguai@ima.sc.gov.br