70df981b a52d 4e11 bc92 737b182c831c

A Reserva Biológica Estadual da Canela Preta (REBECP) completou 44 anos no último de 20 de junho e para celebrar a data foram realizadas diversas atividades voltadas à educação ambiental e ao incentivo de práticas ecológicas com 500 alunos e professores das escolas EEB Frei Manoel Philippi e EBM ProfªUmbelina Lorenzi.

A programação foi realizada na última quarta-feira, 19, na região do Vale do Itajaí, e envolveu a entrega de mudas de espécimes arbóreas nativas; apresentação de teatro de bonecos e jogos cognitivos realizado pelo núcleo de Educação Ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e laboratório móvel de práticas ambientais. Uma reunião com lideranças locais e comunidades empenhados em implementar práticas ecológicas de conservação da natureza e apresentação da Trilha do Louvor, que passa pela área de entorno da Reserva, também fizeram parte da programação.

12b83b34 0d74 4648 b462 f9eec95bbf22 1

O evento proporcionou em diversas ocasiões a realização de debates com os agentes interessados na implantação de políticas públicas voltadas a preservação do meio ambiente na região, principalmente, ao longo do percurso do Caminho do Louvor e municípios abrangidos.

O percurso realizado pelos peregrinos uni a devoção e fé religiosa com zelo, apreciação e contemplação do ambiente natural existente, o qual é entendido como sendo também um espaço sagrado.

A Associação Caminho do Louvor (ACL), formada com o intuito de atuar na proteção e conservação da trilha, e que vem desenvolvendo papel fundamental na preservação dos espaços naturais ao longo dos 240 km de suas duas rotas, também foi parceira da programação.

07f0bad3 4d3d 4e81 8609 172968026c95 3

Estiveram presentes acompanhando as atividades os servidores do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Luciano Augusto Bonotto, Coordenador da Reserva; Renato Totti Maia, Eng. Ambiental e gestor da Reserva; Bianca Parizotto, do núcleo de Educação Ambiental do IMA e gestora do PAERVE e Maria Cristina Peixoto Neves, também do núcleo de Educação Ambiental do IMA.

As atividades também contaram com a presença, do presidente da ACL, Eduardo Bittelbrunn; da Prefeitura Municipal de Imbuia, através da primeira-dama Municipal, Leonete Scheidt, que deu amplo apoio às inciativas de conservação da natureza nos municípios que compõem o percurso Caminhos do Louvor (Ituporanga, Imbuia, Leoberto Leal, Vida Ramos e Nova Trento), e equipe técnica da Gerência de Áreas Naturais Protegidas (GEANP), integrada à Diretoria de Biodiversidade e Florestas do IMA.

A iniciativa local desenvolvida pela sociedade organizada e prefeituras municipais aliada a boa visão e perspicácia da gestão da Reserva em reconhecer os potenciais agentes transformadores da sociedade em favor da proteção do meio ambiente, é uma extraordinária maneira de trazer a sociedade para o debate e a geração de ações proativas sobre o desenvolvimento sustentável, além de celebrar essa data histórica e importante para a Reserva”, concluiu o Coordenador da REBECP, Luciano Augusto Bonotto.