A Reserva Biológica Estadual da Canela Preta (REBECP) completou 44 anos no último de 20 de junho e para celebrar a data foram realizadas diversas atividades voltadas à educação ambiental e ao incentivo de práticas ecológicas com 500 alunos e professores das escolas EEB Frei Manoel Philippi e EBM ProfªUmbelina Lorenzi.
A programação foi realizada na última quarta-feira, 19, na região do Vale do Itajaí, e envolveu a entrega de mudas de espécimes arbóreas nativas; apresentação de teatro de bonecos e jogos cognitivos realizado pelo núcleo de Educação Ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e laboratório móvel de práticas ambientais. Uma reunião com lideranças locais e comunidades empenhados em implementar práticas ecológicas de conservação da natureza e apresentação da Trilha do Louvor, que passa pela área de entorno da Reserva, também fizeram parte da programação.
O evento proporcionou em diversas ocasiões a realização de debates com os agentes interessados na implantação de políticas públicas voltadas a preservação do meio ambiente na região, principalmente, ao longo do percurso do Caminho do Louvor e municípios abrangidos.
O percurso realizado pelos peregrinos uni a devoção e fé religiosa com zelo, apreciação e contemplação do ambiente natural existente, o qual é entendido como sendo também um espaço sagrado.
A Associação Caminho do Louvor (ACL), formada com o intuito de atuar na proteção e conservação da trilha, e que vem desenvolvendo papel fundamental na preservação dos espaços naturais ao longo dos 240 km de suas duas rotas, também foi parceira da programação.
Estiveram presentes acompanhando as atividades os servidores do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Luciano Augusto Bonotto, Coordenador da Reserva; Renato Totti Maia, Eng. Ambiental e gestor da Reserva; Bianca Parizotto, do núcleo de Educação Ambiental do IMA e gestora do PAERVE e Maria Cristina Peixoto Neves, também do núcleo de Educação Ambiental do IMA.
As atividades também contaram com a presença, do presidente da ACL, Eduardo Bittelbrunn; da Prefeitura Municipal de Imbuia, através da primeira-dama Municipal, Leonete Scheidt, que deu amplo apoio às inciativas de conservação da natureza nos municípios que compõem o percurso Caminhos do Louvor (Ituporanga, Imbuia, Leoberto Leal, Vida Ramos e Nova Trento), e equipe técnica da Gerência de Áreas Naturais Protegidas (GEANP), integrada à Diretoria de Biodiversidade e Florestas do IMA.
“A iniciativa local desenvolvida pela sociedade organizada e prefeituras municipais aliada a boa visão e perspicácia da gestão da Reserva em reconhecer os potenciais agentes transformadores da sociedade em favor da proteção do meio ambiente, é uma extraordinária maneira de trazer a sociedade para o debate e a geração de ações proativas sobre o desenvolvimento sustentável, além de celebrar essa data histórica e importante para a Reserva”, concluiu o Coordenador da REBECP, Luciano Augusto Bonotto.