PLD ima rio fortuna 2024Image 2024 06 19 at 16.16.13

O Programa Penso, Logo Destino (PLD) idealizado pelo Instituto do meio Ambiente e Santa Catarina (IMA) é articulador de ações para garantir a destinação correta das embalagens de agrotóxicos no município de Rio Fortuna. Palestras sobre o tema foram realizadas para mais de 600 alunos da rede pública de ensino com o objetivo de promover educação ambiental relacionada ao manejo adequado desse item que compõe a logística reversa.

O coordenador Estadual do PLD, Cícero Brasil, explica que após levantamento realizado pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) junto aos produtores rurais do município, foi identificada a necessidade de retomada das ações de educação ambiental para esse fim.

A partir da demanda apresentada pelo órgão de controle sanitário agropecuário do Estado, uma rede de instituições se debruçaram para definir estratégias de ação visando o resgate da cultura de destinação correta das embalagens de agrotóxicos e o PLD se apresentou como o articulador das ações, uma vez que o município de Rio Fortuna integra o Programa e vem realizando campanhas de recolhimento de eletroeletrônicos, pilhas, baterias, entre outros produtos da logística reversa”, explicou Cícero.

A parceria do município com instituições de Estado como a CIDASC, EPAGRI e IMA, bem como, com a entidade gestora INPEV aumenta a capacidade de organização e potencializa as ações de recolhimento coordenadas pelo PLD. As palestras do evento foram ministradas pelo engenheiro agrônomo Marco Antônio do INPEV e contou com a presença dos coordenadores regionais do programa da CODAM do IMA de Tubarão, Bruno Sodré e Marcelo Dagostim.