O Programa Penso, Logo Destino (PLD) idealizado pelo Instituto do meio Ambiente e Santa Catarina (IMA) é articulador de ações para garantir a destinação correta das embalagens de agrotóxicos no município de Rio Fortuna. Palestras sobre o tema foram realizadas para mais de 600 alunos da rede pública de ensino com o objetivo de promover educação ambiental relacionada ao manejo adequado desse item que compõe a logística reversa.
O coordenador Estadual do PLD, Cícero Brasil, explica que após levantamento realizado pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) junto aos produtores rurais do município, foi identificada a necessidade de retomada das ações de educação ambiental para esse fim.
“A partir da demanda apresentada pelo órgão de controle sanitário agropecuário do Estado, uma rede de instituições se debruçaram para definir estratégias de ação visando o resgate da cultura de destinação correta das embalagens de agrotóxicos e o PLD se apresentou como o articulador das ações, uma vez que o município de Rio Fortuna integra o Programa e vem realizando campanhas de recolhimento de eletroeletrônicos, pilhas, baterias, entre outros produtos da logística reversa”, explicou Cícero.
A parceria do município com instituições de Estado como a CIDASC, EPAGRI e IMA, bem como, com a entidade gestora INPEV aumenta a capacidade de organização e potencializa as ações de recolhimento coordenadas pelo PLD. As palestras do evento foram ministradas pelo engenheiro agrônomo Marco Antônio do INPEV e contou com a presença dos coordenadores regionais do programa da CODAM do IMA de Tubarão, Bruno Sodré e Marcelo Dagostim.