• Dengue

WhatsApp Image 202pld20420244 06 06 at 15.18.26

Neste mês especial dedicado ao Meio Ambiente, as coordenadoras Regionais do Programa Penso, Logo Destino de Mafra promoveram um ciclo de palestras para mais de 100 alunos da educação básica. As atividades incluíram dinâmicas e discussões sobre a gestão de resíduos sólidos, focando na separação de resíduos orgânicos, recicláveis, rejeitos e itens da logística reversa.

Durante as palestras, os alunos aprenderam sobre a importância da separação correta dos resíduos para minimizar o impacto ambiental e contribuir para a sustentabilidade. A logística reversa foi um dos temas centrais, destacando a responsabilidade compartilhada entre consumidores e fabricantes no retorno e reaproveitamento de produtos descartados.

A iniciativa faz parte dos esforços contínuos do Programa Penso, Logo Destino (PLD) do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, que busca engajar a comunidade na gestão responsável dos resíduos e promover práticas ambientais sustentáveis.

 

WhatsApp Image 2pld 2024024 06 06 at 15.18.27 1

Na ocasião, os alunos foram incentivados participar do próximo evento do PLD, que está sendo organizado pela Prefeitura Municipal de Mafra, para sábado, 08, na Praça Ferroviário Miguel Bielecki, das 09h às 12h, com o objetivo de conscientizar os cidadãos sobre o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas. Além disso, haverá a distribuição gratuita de mudas de árvores nativas para promover a arborização.

Com eventos educativos e a participação ativa da população, Mafra reforça seu compromisso com o meio ambiente, incentivando ações concretas e o engajamento da nova geração na preservação dos recursos naturais.

 WhatsApp Image 2024 06 06 at 15.18.26 1 1pld2024

Sobre o programa

O PLD tem como objetivo conscientizar e engajar todos os catarinenses no correto descarte de resíduos sólidos. Santa Catarina se tornou o primeiro estado brasileiro a implementar a Logística Reversa, atuando como intermediário entre comerciantes, administrações municipais e a população. O programa abrange o descarte adequado de diversos materiais, como pilhas, baterias, eletrônicos, lâmpadas, pneus e embalagens de agrotóxicos.

A meta do PLD é alcançar a adesão de 224 municípios com até 20 mil habitantes até o final deste ano. Em 2025, está prevista a inclusão dos municípios de médio porte, com população entre 20 mil e 50 mil habitantes, e em 2026, o objetivo é garantir a adesão das grandes cidades com mais de 50 mil habitantes.