Icod cano123MG 20240513 114422

Na última segunda-feira, 13, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), através das coordenadorias regionais de Canoinhas, Joinville, Jaraguá do Sul e Mafra, realizou um evento de capacitação para servidores e agentes licenciados dos municípios que abrangem associações da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI), Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC) e Associação dos Municípios do Planalto Norte (AMPLANORTE).

A capacitação abordou o Licenciamento Ambiental de Atividades Industriais tratando aspectos, impactos, controles e programas ambientais relacionados às atividades industriais, e também, sobre gerenciamento de áreas contaminadas. Um dos objetivos principais da atividade foi proporcionar uma "educação permanente" para organizar e garantir formação continuada aos servidores do Instituto e dos órgãos de licenciamento através de ações macrorregionais considerando as especificidades locais e atividades de maior abrangência nos processos de licenciamento.

IMG 20240513 10081cod cano1231

Para a engenheira sanitarista do IMA, Natália Golin, o evento foi de extrema importância para conhecer estudos de casos e entender melhor, programas e controles ambientais aplicáveis no licenciamento ambiental. “A troca de conhecimento com outros servidores da área ambiental proporciona a todos senso de pertencimento e valorização muito importantes", destacou Natália.

Participaram como palestrantes representando o IMA as servidoras Carolina W. de Andrade, Marta Beatriz Macarini e Priscila Ventura da CODAM de Joinville. Para as técnicas, o encontro e a interação entre os técnicos das coordenadorias regionais e dos municípios que atuam no licenciamento enriquece o debate e contribue para o aprimoramento dos procedimentos do licenciamento ambiental.

IMG 20240513 101721cod cano123

A organização ficou sob responsabilidade das CODAMs de Canoinhas e Mafra que puderam contar com a parceria da AMPLANORTE e CODEPLAN. O prefeito de Monte Castelo, Jean Carlo Medeiros de Souza, presidente da CODEPLAN, representando os prefeitos da AMPLANORTE também esteve presente na ocasião.

A coordenadora regional do IMA de Canoinhas, Zenici Dreher Herbst, destacou que a capacitação propicia o debate entre profissionais que atuam no licenciamento ambiental promovendo a valorização profissional e avanços na qualificação dos serviços na área ambiental, social e econômica da região.

IMG 20240513 cod cano123WA0089