Através do Programa Penso, Logo Destino (PLD), do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), a região de Canoinhas foi destaque no recolhimento dos itens da logística reversa. Nesta terça-feira, 23, foi realizado o recolhimento itinerante e transbordo no Ecoponto, do Parque de Exposições do município de Canoinhas itens como eletroeletrônicos, lâmpadas, pilhas e baterias. Além disso foram recolhidos para a destinação adequada em torno de 14 mil pneus em menos de cinco meses.
Participaram do recolhimento itinerante os municípios de Canoinhas, Três Barras, Irineópolis, Bela Vista do Toldo e Major Vieira. Através do PLD, cada município teve autonomia para realizar as ações de acordo com sua capacidade técnica e operacional.
Também foram distribuídos a todos os municípios que aderiram ao programa a “Cartilha do Bem: aprendendo a cuidar do meio ambiente” para o desenvolvimento de ações educativas nas escolas.
O Programa Penso, Logo Destino visa a conscientização, a mudança de comportamento e a construção do pertencimento para a disposição correta dos resíduos e, consequentemente, para a preservação dos recursos naturais. Os resíduos sólidos reutilizáveis e recicláveis podem ser reconhecidos como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor de cidadania.
Consciência ambiental
É muito importante reiterar que o lixo eletrônico descartado inadequadamente, libera substâncias químicas nocivas no solo e na água, podem atingir os lençóis freáticos e chegar aos cursos d’água, comprometendo a qualidade e a disponibilidade de água potável.
As pilhas e as baterias possuem substâncias químicas altamente tóxicas, o zinco, o chumbo e o manganês são metais pesados e também prejudiciais ao meio ambiente e a saúde. As lâmpadas fluorescentes podem contaminar o ar, o solo e os lençóis freáticos. O mercúrio e o chumbo são extremamente tóxicos e prejudiciais à saúde. O mercúrio tem um efeito cumulativo no organismo, ataca o sistema nervoso e pode resultar em doenças, tais como má formação embrionária, câncer e até morte. A educação ambiental na gestão dos resíduos sólidos é parte integrante da Política Nacional de Resíduos Sólidos de 2010 e tem como objetivo o aprimoramento do conhecimento, dos valores, dos comportamentos e do estilo de vida.
A Coordenadora Regional do Meio Ambiente do IMA (CODAM) de Canoinhas, Zenici Dreher Herbst reforça que toda a sociedade pode participar e colaborar com o programa. “Separar os resíduos nas residências, empresas, acondicionar adequadamente e descartar nos pontos de entrega voluntária é primordial para o sucesso das ações de recolhimento dos resíduos na nossa região e em todo o estado”, conclui Zenici.
Para localizar o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) mais próximo basta pesquisar neste link