WhatsApp Image 2024 03 25 at 14.17.06

Nesta segunda-feira, 25, a equipe do Programa Penso, Logo Destino (PLD) da Coordenadoria Regional do Meio Ambiente de Mafra, em parceria com a Prefeitura Municipal de Mafra, realizou a entrega e alocação de três Kits de Coletores para Itens da Logística Reversa, os quais foram obtidos através do Projeto do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) “Transformação MP”.

Os coletores foram instalados em 3 Pontos de Entrega Voluntária (PEV), em diferentes bairros da cidade, no supermercado Compre Mais (Centro), no supermercado Avantemix (Jardim América) e no supermercado Davilla (Vila Nova). O município também conta com outros coletores instalados anteriormente nos supermercados MIG (Vila Nova, Vila Buenos Aires e Vila Ivete). Os coletores estão à disposição da população para a entrega de Eletroeletrônicos, Lâmpadas, Pilhas e Baterias.

A entrega dos kits faz parte das ações realizadas pela equipe coordenadora do PLD no município e da regional, a qual vem divulgando através dos meios de comunicação a importância da destinação correta dos itens da logística reversa.

No próximo mês será realizado o Recolhimento Itinerante dos itens coletados ao longo das ações. O evento contará com a participação dos municípios de Campo Alegre, Itaiópolis, Monte Castelo e Papanduva.

Sobre o programa

O PLD tem como objetivo conscientizar e engajar todos os catarinenses no correto descarte de resíduos sólidos. Santa Catarina se tornou o primeiro estado brasileiro a implementar a Logística Reversa, atuando como intermediário entre comerciantes, administrações municipais e a população. O programa abrange o descarte adequado de diversos materiais, como pilhas, baterias, eletrônicos, lâmpadas, pneus e embalagens de agrotóxicos.

A meta do programa é alcançar a adesão de 224 municípios com até 20 mil habitantes até o final deste ano. Em 2025, está prevista a inclusão dos municípios de médio porte, com população entre 20 mil e 50 mil habitantes, e em 2026, o objetivo é garantir a adesão das grandes cidades com mais de 50 mil habitantes.