• Dengue

WhatsApp Image 2023 12 15 at 12.18.56

Fotos: Eduardo Valente/GOVSC

O governo de Santa Catarina lançou oficialmente nesta sexta-feira, 15, um extenso pacote de ações para a Estação Verão na temporada 2023/2024. O esforço conjunto tem como objetivo organizar os trabalhos do Estado em uma temporada em que há um enorme número de visitantes e um aumento no fluxo em suas praias, resorts, parques-aquáticos e tudo que o verão pode proporcionar. A estimativa é de que 2,8 milhões de turistas de outros estados e internacionais venham para as cidades catarinenses.

Para organização dos trabalhos do Poder Público, as ações da Estação Verão estão previstas entre dezembro 2023 e março de 2024. Estão envolvidos a Polícia Científica, a Polícia Civil, os Bombeiros Militares, a Polícia Militar, a Casan, a Celesc, a Secretaria de Estado da Segurança Pública, da Saúde, a Secretaria de Estado do Turismo e o Instituto de Meio Ambiente de SC.

“Estamos dando a devida atenção a nossa estação de verão, não será mais apenas uma temporada e sim uma estação fixa. São todas as forças do Estado trabalhando na maior operação do turismo nunca vista antes”, destaca o governador Jorginho Mello.

Além da ação conjunta de vários órgãos públicos estaduais, a Estação Verão conta com a participação de organizações do setor privado: como o Sebrae e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomercio-SC), tendo o objetivo de destacar o estado nacionalmente e internacionalmente nesse período.

Nas ações turísticas, um dos principais intuitos da Secretaria de Turismo (SETUR) é apresentar o estado como uma estância turística e explorar todo o potencial de Santa Catarina. Assim, durante o verão, o programa tem como objetivo mostrar mais escolhas para quem deseja explorar o turismo catarinense. Em 2023, Santa Catarina recebeu 10 premiações no evento nacional “O Melhor de Viagem e Turismo”, do Grupo Abril, o que mostra o reconhecimento atual em nível nacional e deve aumentar o número de visitantes no estado.

As estimativas para a temporada de verão de 2023/2024 preveem um aumento de 12% na população flutuante no litoral catarinense, em comparação com o verão anterior. A estimativa de fluxo aéreo terá um aumento de 10% em relação à temporada de verão anterior, com crescimento de cerca de 27% no número de passageiros nacionais e 38% nos internacionais, em comparação ao ano anterior.

Para o secretário de Turismo, Evandro Neiva, poder estudar e traçar as melhores estratégias para investir nos nossos atrativos demonstra a seriedade do governo de SC com uma das principais rodas que giram a economia catarinense, “o turismo é uma atividade econômica dinâmica e de oportunidades, que impacta na vida de diversas pessoas em diferentes níveis sociais e segmentos”, explica o secretário.

 

53398440622 3a57b38e74 c

 

Ações das Forças de Segurança previstas para a temporada

Bombeiros Militares

Para a Operação Veraneio 2023/2024, serão empenhadas mais de 300 viaturas incluindo aviões, helicópteros, moto aquáticas, quadriciclos e embarcações. Além disso, contará com a maior mobilização da tropa da história da corporação, com 149 guarda-vidas militar, 262 alunos-soldados em estágio supervisionado e uma média de 2 mil guarda-vidas civis voluntários. Todos serão empenhados exclusivamente para atuar na Operação.

“A operação verão vem nos preparando desde outubro, vínhamos preparando os guarda-vidas em todas as praias. Serão 430 postos em todas as praias do litoral, se tornando a maior movimentação de bombeiros ou guarda-civis em toda a história dos bombeiros militares”, enfatiza o coronel do CBMSC Fabiano de Souza

Polícia Militar

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) irá atuar na Operação Veraneio, que será organizada em todo o litoral, fronteiras e rodovias estaduais. A Operação tem como objetivo reforçar o contingente policias nas áreas de maior concentração de pessoas, dando mais segurança para os turistas e catarinenses. Serão 28 municípios do litoral que terão atenção especial no período.

Desde o inicio do mês de dezembro a PMSC já está realizando o trabalho de Operação de Pré-Verão, ação preventiva e que ajuda a identificar pontos de maior atenção. Os eventos ao ar livre, vias gastronômicas, praias e vias de comércio são pontos de atenção e que receberão efetivo diuturnamente.

O comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, reforça as ações do órgão durante a temporada. “A PMSC estará envolvida com sua corporação em todos os momentos desta temporada de verão, tão importante para o nosso Estado”.

Polícia Civil

Durante a Operação Estação Verão 2023-2024, a Polícia Civil de Santa Catarina realizará diversas ações no âmbito da segurança pública objetivando uma resposta rápida e efetiva para aqueles
cidadãos que estão passando pelo Estado de SC, seja de férias, passeio ou mesmo a trabalho, e de alguma forma tenham sido
vítimas de atos criminosos.

O reforço policial não será apenas para o atendimento do cidadão nos registros de ocorrências, mas também para o trabalho de investigação e outras ações específicas com o fim de levar uma pronta resposta à sociedade catarinense e seus visitantes.

“A polícia civil de Santa Catarina irá reforçar o seu contingente no litoral e nas delegacias de regiões praianas, iremos garantir o atendimento de excelência ao turista e ao catarinense”, explica o Delegado-Geral Ulisses Gabriel.

Polícia Científica

A polícia científica de Santa Catarina aumentou o seu efeito no litoral, são mais de 21 servidores por dia mobilizados durante o período da Estação Verão.

A perita-geral Andressa Boer Fronza, ressalta como a polícia científica trabalha na investigação e segurança dos turistas e catarinenses, “queremos que todos tenham um verão seguro e tranquilo, sem crimes e ocorrências, mas caso venha a acontecer, os turistas e o povo catarinense pode contar com a investigação da Polícia Científica”.

 

 

Ações de saúde, balneabilidade e garantia dos serviços de água e luz

Celesc

Para atender à alta demanda no setor de energia elétrica por conta da temporada de verão, a Celesc irá contratar equipes de reforço, realocando a equipe para áeras com mais movimento, além do posicionamento de Subestações móveis, torres de Emergência, novas Subestações e a ampliação da capacidade de outras.

A Celesc contará com um efetivo de trabalhadores com mais de 1.200 profissionais entre eletricistas e atendentes comerciais para fazer frente às ocorrências em campo entre os meses de dezembro a março nas regiões do litoral.

“A Celesc veio se preparando para o aumento de consumo de energia no estado, sabemos que o consumo será muito elevado, devido ao alto volume de turistas vindo para o estado, mas mesmo assim, iremos garantir que haverá energia elétrica e atendimento de qualidade”, enfatiza o presidente da Celesc, Tarcisio Rosa.

Casan

A Casan conta com um investimento de mais de R$ 40 milhões em melhorias para as operações na Estação Verão. Haverá uma mobilização de uma força-tarefa para a inspeção de ligações de água e esgoto, criação de um disque-denúncia de irregularidades via número de WhatsApp e a instalação de dois QGs em Florianópolis.

“Desde o início do ano vínhamos nos preparando para o verão. Inaugurações de estações e reforço no contigente são apenas algumas das ações que a Casan irá realizar para o sucesso do verão catarinense”, enfatiza o presidente da Casan, Edson Moritz.

Saúde

Com o aumento do movimento do estado, a Secretaria de Saúde irá focar seus reforços no combate à dengue, treinando profissionais e realizando campanhas, dando o devido foco à uma época onde há um aumento considerável do mosquito progenitor. O SAMU também haverá reforços no seu atendimento nas centrais, garantindo agilidade e qualidade na resposta às chamadas por meio do 192.

A Saúde também atua no alerta para os cuidados contra as altas temperaturas e realizará análises de coletas da água para pesquisa viral por meio do LACEN/SC.

“Com a chegada do verão, também tem o aumento dos focos de Dengue, por isso nós da secretaria da Saúde temos o compromisso de alertar e combater ainda mais o mosquito transmissor, são os nossos esforços para que o verão seja um sucesso”, explica a secretária de Saúde, Carmen Zanotto.

 

53399816579 6c9c11e094 c

IMA

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) irá aumentar a partir da segunda semana de janeiro até o fim de março de 2024, a sua frequência de coleta de balneabilidade em 82 pontos. A regularidade da coleta se dará entre o período de 08 de janeiro até 31 de março de 2024, de segunda a quinta-feira (exceto feriados) três vezes por semana em 10 pontos de Balneário Camboriú (todos na praia central) e 26 pontos em Florianópolis (em praias como Canasvieiras, Ingleses e Jurerê), e duas vezes por semana em 3 pontos de Governador Celso Ramos; 9 pontos de Bombinhas; 5 pontos de Itajaí; 8 pontos de Itapema; 4 pontos de Navegantes; 11 pontos de Penha e 6 pontos de Porto Belo.

“A ideia de aumentar a frequência da coleta é trazer uma resposta mais precisa das condições sanitárias da praia à população, principalmente, nas praias urbanas, podendo refletir melhor as condições ambientais dos pontos amostrados, visto que as informações também podem servir de apoio para que os municípios implementem ações de melhoria de saneamento”, explica a presidente do IMA, Sheila Meirelles.

Um termo de cooperação foi assinado, ao final do evento, entre todos os presentes para reforçar as ações conjuntas durante a Estação Verão.