• Dengue

WhatsApp Image 2023 12 15 at 11.05.36

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e os órgãos integrantes da Portaria Conjunta IMA/CPMA/CBMSC n° 219/2023 realizaram nesta sexta-feira, 15, a primeira reunião do Grupo de Trabalho de Resgate (GTR) que visa estabelecer critérios e procedimentos para ordenar e padronizar ações para o resgate, atendimento e destinação da fauna silvestre e exótica.

Ao GTR caberá a elaboração de protocolos e procedimentos para a padronização das ações e das informações de resgate de animais silvestres, bem como, fomentar, avaliar e aprovar materiais de divulgação e de educação a respeito do resgate de animais silvestres. Este é um momento histórico para as três instituições, pois embora todas já atuem no resgate de animais é a primeira vez que formalizam esta parceria que tem como objetivo o trabalho conjunto das instituições.

Participaram da reunião a médica-veterinária, Carla Gomes; a bióloga Vanessa Moraes Nunes, ambas da equipe da Gerência de Biodiversidade e Florestas ligada à Diretoria de Biodiversidade e Florestas do IMA; Major da PMA, Alessandra de Freitas e Rodrigo Vanderlinde, Major do Corpo de Bombeiros.


Para solicitar o resgate ao encontrar animais silvestres doentes ou feridos, o cidadão pode acionar a Polícia Militar pelo telefone 190 ou pelo aplicativo PMSC Cidadão. Já em ocorrências que envolvam animais que ofereçam risco iminente à população, o contato com o Corpo de Bombeiros Militar é o 193.