O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) reuniu representantes de mais de 100 municípios catarinenses no Encontro Estadual do Programa Penso, Logo Destino (PLD), realizado na cidade de Nova Veneza, nesta terça-feira, 07. O evento, direcionado aos coordenadores municipais do PLD e gestores municipais contou com um total de 360 inscritos.
O encontro ofertou um dia intenso de programação com apresentações sobre o PLD; perspectivas das instituições participantes acerca da gestão de resíduos sólidos e da logística reversa em âmbito nacional, estadual e municipal; ações de educação ambiental e desenvolvimento de programas e projetos voltados à pauta do gerenciamento de resíduos sólidos, além da premiação do Troféu Formiguinha para as instituições parceiras do PLD como forma de homenagear e reconhecer os agentes multiplicadores da Logística Reversa que apoiaram e foram destaque em 2023.
“Temos muito orgulho do PLD em Santa Catarina e na missão que o programa tem de envolver toda a sociedade na destinação correta dos resíduos sólidos. Trata-se de um pilar importante para a consolidação de uma gestão ambiental urbana focada na mudança de comportamentos e hábitos da população para o aumento da reutilização e da reciclagem, entre outras práticas que aliem a preservação ambiental ao progresso socioeconômico das cidades e estados”, disse a presidente do IMA.
Já o coordenador Estadual do PLD, Cícero Brasil, destacou: “Alcançamos os objetivos do evento de integrar as pessoas que trabalham no desenvolvimento do programa, e de divulgar entre os municípios suas experiências bem-sucedidas. A próxima edição prevista para novembro de 2025 já está despertando interesse de outras regiões do estado para sediá-la”.
Durante o evento uma exposição foi promovida com o objetivo de compartilhar o trabalho voltado ao compromisso ambiental de Unidades de Conservação e Proteção Integral administradas pelo IMA, parceiros e instituições como: a Reserva Biológica do Aguaí, Parque Estadual da Serra Furada; Instituto Felinos do Aguaí; Instituto Alouatta; Instituto Reflorar; Polícia Militar Ambiental; Associação da Serra Geral de Montanhismo (ASGEM); Reserva São Francisco; FUNDAVE; Vanelise Confecções; Appso Tecnologia; SIMEC; Mirante da Arte Esculturas e Herbário (UNESC)
O PLD busca utilizar a educação ambiental para promover a conscientização e as orientações necessárias visando a mudança de comportamento com relação ao gerenciamento de resíduos sólidos. Em sua 1ª etapa, que tem como foco os itens dos Sistemas de Logística Reversa, o programa tem desenvolvido ações de mediação entre municípios e Entidades Gestoras, a fim de capilarizar o atendimento em todo o território estadual. Este ano, o programa ultrapassou a marca de 160 adesões municipais, o que representa mais da metade dos municípios catarinenses.
Estiveram presentes no evento o secretário de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde, Ricardo Guidi; o prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo; a Assessora de Assuntos Regionais, Normatização e Procedimentos do IMA, Mariane Hatsuno Murakami, representando a presidente do IMA, Sheila Meirelles; além de representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Ministério Público de Santa Catarina, da Secretaria do Meio Ambiente e Economia Verde, servidores do IMA, além de representantes de municípios e consórcios municipais.
O Encontro Estadual do Programa Penso, Logo Destino (PLD) foi realizado pelo IMA com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e patrocínios da Associação Empresarial de Nova Veneza (AENOVE); Appso Tecnologia; Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico de Caravaggio (SIMEC); Vanelise Confecções, AXON Engenharia e Meio Ambiente, Klabin, Reserva São Francisco e Associação Neoveneziana de Turismo.
Sobre o Programa
O Programa Penso, Logo destino é uma iniciativa do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina que visa auxiliar os municípios do Estado a destinarem os itens da Logística Reversa para as Entidades Gestoras, as quais buscam reinserir estes resíduos nos processos produtivos e descartar de forma ambientalmente correta os rejeitos não passíveis de reciclagem.
O PLD tem a meta de conquistar até 2024 a adesão de 224 municípios com até 20 mil habitantes. Já em 2025, o cronograma do PLD prevê a inclusão dos municípios de médio porte, com população entre 20 mil e 50 mil habitantes, e em 2026, o objetivo é garantir a adesão das grandes cidades com mais de 50 mil habitantes.
A correta disposição dos resíduos sólidos é um tema que gera amplas discussões e mobiliza os estados brasileiros em busca de alternativas desde a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010.
Conheça os Vencedores do Troféu Formiguinha 2023
Sabrina Andrade dos Santos, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
Diana da Costa Chierighini, Ministério Público de Santa Catarina
Frederico Gross, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e da Economia Verde
José Francisco Mora, CONDER
Marius Bagnati, Granfpolis
Camilla Horizonte, Reciclus
Samuel Cunha, Reciclus
Marciele Bogo, GERSA/SMO
Rosana Aparecida Arenhardt Mariani, GERSA/SMO
Djana Hoepers, Município de Monte Castelo
Enoar Prestes De Medeiros, Município de Monte Castelo
Janício de Souza Souza, Município de Angelina
Gisele da Silva Garcia Dal, Município de Maracajá
Eduardo Spilere Milanez, Município de Nova Veneza
Juliano Mondardo Dal Molin, Município de Nova Veneza
Guiomar Cristina Marchesan Bortolotto, Município de Nova Veneza
Orlando da Cruz Salvador, Reciclus
Talitha Finoto Fernandes, Green Eletron
Antônio Carlos Amaral, INPEV
Manuela, IBER
Graziela Bolan, Cirsures
Sabrine da Silva, Lambari
Schirlene Chegatti, FECAM
Município de Três Barras
Município de Garuva
Município de Concórdia
Município de Luiz Alves
Município de São João do Oeste
Município de Grão Pará
Município de Ituporanga
Município de Pomerode
Karina Teixeira, FAPESC
Daniela Quadros, FAPESC
Nelson de Oliveira, Casa Civil
EPAGRI
CIDASC
CEASA
Secretaria de Estado de Agricultura e da Pesca de Santa Catarina
Klabin
Município de Nova Veneza
AENOVE
Appso
SIMEC
Vanelise
AXON Engenharia e Meio Ambiente
Associação Neoveneziana de Turismo
Reserva São Francisco