Nesta semana, novas ações do Programa Penso, Logo Destino (PLD) foram coordenadas pelas Coordenadorias de Desenvolvimento Ambiental (CODAMs) do IMA em Mafra e Canoinhas e contaram com a parceria dos municípios da região, para coletar duas carretas de resíduos com eletroeletrônicos, pilhas e baterias, totalizando 100 m³ de resíduos, e aproximadamente 5.000 lâmpadas.
Foi a primeira ação em conjunto no âmbito da região após a adesão dos municípios ao PLD, e contou com o engajamento das cidades de Monte Castelo, Mafra, Itaiópolis, Papanduva, Campo Alegre, Irineópolis, Três Barras e Bela Vista do Toldo. A equipe do IMA comemora as parcerias para garantir a destinação adequada dos itens da Logística Reversa e assim cuidar do meio ambiente e da saúde pública.
Em parceria com Reciclus, Green Eletron, Weee.do e Ambiservice, o PLD tem recolhimentos agendados para esse mês nas CODAMs de São Miguel do Oeste, Blumenau e Rio do Sul.
Sobre o Programa
O Programa Penso, Logo destino é uma iniciativa do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina que visa auxiliar os municípios do Estado a destinarem os itens da Logística Reversa para as Entidades Gestoras, as quais buscam reinserir estes resíduos nos processos produtivos e descartar de forma ambientalmente correta os rejeitos não passíveis de reciclagem.
O PLD tem a meta de conquistar até 2024 a adesão de 224 municípios com até 20 mil habitantes. Já em 2025, o cronograma do PLD prevê a inclusão dos municípios de médio porte, com população entre 20 mil e 50 mil habitantes, e em 2026, o objetivo é garantir a adesão das grandes cidades com mais de 50 mil habitantes.
A correta disposição dos resíduos sólidos é um tema que gera amplas discussões e mobiliza os estados brasileiros em busca de alternativas desde a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010.