• Dengue

WhatsApp Image 2023 09 22 at 13.55.22 2

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) por meio do Programa Penso, Logo Destino (PLD), em parceria com a Reciclus, vem realizando a entrega de materiais de educação ambiental para as escolas catarinenses.

 

Na última sexta-feira, 22, foi a vez do município de Morro da Fumaça. A Diretora Superintendente da Fundação do Meio Ambiente de Morro da Fumaça (FUMAF), Silvia Roseng, esteve na Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental (CODAM) do IMA em Criciúma, e recebeu do Coordenador da Regional Ibanez Zanette, 1.000 cartilhas para educação ambiental dos alunos do ensino fundamental do município.

 

A ação representa continuidade da parceria com a Entidade Gestora do Sistema de Logística Reversa de Lâmpadas, que no mês de julho viabilizou uma série de capacitações com cerca de 400 professores catarinenses nos municípios de Antônio Carlos, Maracajá, Urussanga, Cunha Porã, Iporã do Oeste e Monte Castelo.

 

 

 

Sobre o Programa

 

O Programa Penso, Logo Destino (PLD) foi idealizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e já conta com a adesão de 152 municípios catarinenses. O PLD tem como foco o envolvimento e a conscientização das pessoas sobre a correta disposição dos resíduos sólidos, com o objetivo de tornar Santa Catarina o estado brasileiro que mais recicla, reutiliza e produz menos resíduos sólidos urbanos.

 

O PLD tem a meta de conquistar até 2024 a adesão de 224 municípios com até 20 mil habitantes. Já em 2025, o cronograma do PLD prevê a inclusão dos municípios de médio porte, com população entre 20 mil e 50 mil habitantes, e em 2026, o objetivo é garantir a adesão das grandes cidades com mais de 50 mil habitantes.

 

A correta disposição dos resíduos sólidos é um tema que gera amplas discussões e mobiliza os estados brasileiros em busca de alternativas desde a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010.