Na último sábado, 16 de setembro, aconteceu no município de São Miguel do Oeste um movimento voluntário de recolhimento de resíduos recicláveis, em mobilização ao Dia Mundial da Limpeza. A data tem como objetivo promover a conscientização sobre a necessidade de descartar corretamente os resíduos sólidos recicláveis, através do exemplo prático do recolhimento, segregação e destinação, com a participação ativa da população.
O evento foi organizado pela Câmara Júnior Internacional (JCI), em parceria com 18 organizações do município, dentre elas o Instituto do Meio Ambiente (IMA) por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental (CODAM) de São Miguel do Oeste. Na ocasião, o Coordenador Regional de Meio Ambiente, Vinícius Pelissari, os Coordenadores Regionais do Programa Penso, Logo Destino, Cleunice Andretta e Edgar Dittmar, além dos Analistas Técnicos da Coordenadoria, Laurien Spadoa Linck, Márcio Junior de Oliveira e Jacson Peres, participaram ativamente da coleta dos resíduos e do recebimento na Praça Central de São Miguel do Oeste dos materiais relacionados ao Programa Penso, Logo Destino (PLD).
A ação durou cerca de quatro horas e recolheu toneladas de resíduos recicláveis que estavam jogados em espaços públicos, poluindo as vias, praças, parques, e o meio ambiente de modo geral. Além disso, foram recebidos na Praça Central cerca de 600 lâmpadas tubulares e compactas, e em torno de 30 kg de pilhas e baterias, que foram destinadas ao Recolhimento Itinerante do PLD do IMA.
A adoção de práticas sustentáveis em relação ao manejo de resíduos deve ser incentivada através da educação ambiental. Isso inclui a separação correta do lixo para reciclagem, o uso de recipientes adequados para o descarte de resíduos perigosos, e a redução do consumo de produtos descartáveis.Essas práticas socioambientais estão enquadradas principalmente nos itens 3 e 12 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um apelo global das Nações Unidas (ONU) para que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.