• Dengue

WhatsApp Image 2023 08 31 at 14.35.47 1

Nesta quinta-feira, dia 31, o Programa Penso, Logo Destino (PLD) do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) realizou o recolhimento itinerante de pilhas, lâmpadas e eletroeletrônicos nos municípios abrangidos pela Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental do IMA (CODAM) de Concórdia. As adesões desses municípios ao programa foram firmadas em 2023 e a ação consiste no primeiro recolhimento realizado na região.

 

Em parceria com o Consórcio Lambari e com a Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC), a CODAM de Concórdia coordenou a participação de 100% dos municípios em sua área de abrangência. Com as entidades gestoras Reciclus e Green Eletron, bem como ,seus respectivos operadores locais, Ambiservice e Weee.do, foram coletadas 4.151 lâmpadas, 265 kg de pilhas e 3,5 toneladas de eletroeletrônicos.

 

Neste novo ciclo de roteiros itinerantes, a ser realizado entre agosto e novembro, o programa pretende atingir 13 CODAMs do IMA que já compõem a expansão do PLD no estado. “A metodologia adotada não apenas facilita o descarte adequado, mas também informa as pessoas sobre a importância da logística reversa”, reforça o coordenador estadual do programa, Cicero Luís Brasil.

 

 WhatsApp Image 2023 08 30 at 14.06.42 2

 

Sobre o Encontro Estadual do PLD

 

Na oportunidade, os coordenadores do programa aproveitaram a mobilização para avaliar e definir ações de divulgação na região para o Encontro Estadual do PLD que está com prazo aberto para inscrições até dia 15 de setembro.

 

As inscrições podem ser realizadas neste link 

 

O evento acontecerá no dia 7 de novembro de 2023, na cidade de Nova Veneza, e tem como público-alvo os coordenadores municipais do programa PLD e gestores municipais. A expectativa é reunir 150 pessoas de até 50 cidades.

 

A programação do evento contará com a presença de renomados especialistas na área de gestão de resíduos sólidos e logística reversa. Dentre os convidados confirmados estão a vice-Governadora Marilisa Boehm, a presidente do IMA Sheila Meirelles, representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Ministério Público de Santa Catarina, da Secretaria do Meio Ambiente e Economia Verde, além de representantes de municípios e consórcios municipais.

 

 WhatsApp Image 2023 08 31 at 09.26.50

Sobre o Programa

 

O Programa Penso, Logo Destino (PLD) foi idealizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e já conta com a adesão de 150 municípios catarinenses. O PLD tem como foco o envolvimento e a conscientização das pessoas sobre a correta disposição dos resíduos sólidos, com o objetivo de tornar Santa Catarina o estado brasileiro que mais recicla, reutiliza e produz menos resíduos sólidos urbanos.

 

O PLD tem a meta de conquistar até 2024 a adesão de 224 municípios com até 20 mil habitantes. Já em 2025, o cronograma do PLD prevê a inclusão dos municípios de médio porte, com população entre 20 mil e 50 mil habitantes, e em 2026, o objetivo é garantir a adesão das grandes cidades com mais de 50 mil habitantes.

 

A correta disposição dos resíduos sólidos é um tema que gera amplas discussões e mobiliza os estados brasileiros em busca de alternativas desde a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010.

WhatsApp Image 2023 08 31 at 14.35.47