WhatsApp Image 2023 07 27 at 10.40.49

O Programa Penso, Logo Destino (PLD) idealizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) com apoio do Governo do Estado está em plena expansão e já conta com a adesão de mais de 100 municípios catarinenses. Provendo a etapa da logística reversa, que consiste no conjunto de procedimentos de coleta, reúso, reciclagem e tratamento de resíduos sólidos, o PLD foi destaque na região de Mafra nas últimas semanas.

Em duas reuniões, sendo uma com a promotora de Justiça Dra. Nicole Lange de Almeida Pires e outra com o Prefeito de Mafra, Emerson Mass, a equipe da Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental do IMA (CODAM) de Mafra, apresentou o Programa Penso, Logo Destino, e entregou a minuta do Termo de Compromisso ao Prefeito e sua equipe para análise e possível adesão ao programa. Uma conversa sobre possibilidades de parcerias com o Ministério Público através da disponibilidade de coletores para implantação dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV's) dos itens da Logística Reversa em municípios que já aderiram ao PLD também foi realizada.

A Coordenadoria Regional do Meio Ambiente do IMA em Mafra, o Ministério Público e a Prefeitura Municipal são órgãos de defesa e garantia de direitos e juntos podem promover ações que buscam o fortalecimento da região nas questões ambientais, sociais e econômicas; sensibilizar e conscientizar as pessoas faz parte deste processo”, comenta a coordenadora da Codam de Mafra, Zenici Dreher Herbst.

O PLD promove a logística reversa de produtos como lâmpadas, pilhas, pneus e embalagens de agrotóxicos, eletroeletrônicos encaminhando-os para a reciclagem e o descarte adequado de uma série de produtos que podem conter, além de materiais reaproveitáveis, elementos nocivos para a saúde e para o meio ambiente.

Um dos objetivos do programa Penso, Logo Destino (PLD) é disseminar informações entre agentes públicos e população em geral a respeito das especificidades dos resíduos integrantes dos sistemas de logística reversa por meio de uma série de ações, incluindo a capacitação de 3 mil agentes multiplicadores (coordenadores, professores, agentes de saúde, comerciantes, entre outros).

O que é Logística Reversa?

WhatsApp Image 2022 09 19 at 13.55.38

A logística reversa, também conhecida como logística reversível ou inversa, consiste no conjunto de procedimentos de coleta, reúso, reciclagem e tratamento de resíduos gerados pelo consumo de diversos produtos. Fabricantes e comerciantes também são responsáveis pela destinação final dos resíduos pós-consumo.

O processo tem como objetivos a proteção do meio ambiente, geração de oportunidades de negócios, alavancar a sustentabilidade e redistribuir direitos e deveres sobre o gerenciamento dos resíduos urbanos. Além do mais, a reciclagem é uma aliada também na geração de empregos, na eficiência energética, na redução do impacto da poluição, na racionalização do uso da água e na preservação dos recursos naturais.

Sobre o Programa

O Programa Penso, Logo Destino (PLD) foi idealizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e já conta com a adesão de 149 municípios catarinenses. O PLD tem como foco o envolvimento e a conscientização das pessoas sobre a correta disposição dos resíduos sólidos, com o objetivo de tornar Santa Catarina o estado brasileiro que mais recicla, reutiliza e produz menos resíduos sólidos urbanos.

O PLD tem a meta de conquistar até 2024 a adesão de 224 municípios com até 20 mil habitantes. Já em 2025, o cronograma do PLD prevê a inclusão dos municípios de médio porte, com população entre 20 mil e 50 mil habitantes, e em 2026, o objetivo é garantir a adesão das grandes cidades com mais de 50 mil habitantes.

A correta disposição dos resíduos sólidos é um tema que gera amplas discussões e mobiliza os estados brasileiros em busca de alternativas desde a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010.