Foto: Adrio Centeno/IMA
A Reserva Biológica Estadual do Aguaí (REBEA) celebra neste sábado, 01 de julho, 40 anos de criação. Inserida no Bioma Mata Atlântica, a reserva foi criada em 1º de julho de 1983, em uma área de 7.672 hectares com o objetivo primordial de preservar os ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica.
A Unidade de Conservação de Proteção Integral é administrada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) com apoio do Governo do Estado e está localizada nos municípios de Treviso, Siderópolis, Nova Veneza e Morro Grande, fazendo limite com Bom Jardim da Serra. A Sede Administrativa está instalada dentro da área da Barragem do Rio São Bento, em Siderópolis, região Sul do Estado.
A REBEA é extremamente importante para a manutenção dos recursos hídricos da região sul do Estado de Santa Catarina. Alguns rios que nascem na Reserva do Aguaí são ainda formadores da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá, na qual está localizada a barragem do Rio São Bento.
Foto: Adrio Centeno/IMA
“Essa celebração é um marco na história de 40 anos da reserva, e também, muito importante para o IMA; primeiro, porque marca a perenidade da trajetória desta Unidade de Conservação desde sua criação até hoje; segundo, durante esse tempo, criou-se novos instrumentos de preservação, novos conceitos apareceram, enfim, a Reserva “viu” tudo isso acontecer para sua própria proteção. Esse é um bom momento para refletir, discutir, rever objetivos, estratégias, traçar novas metas”, reforça o coordenador da Reserva, Joel Casagrande.
O coordenador também parabeniza os parceiros da unidade, que prestam um serviço digno de reconhecimento, na proteção da fauna e flora, na pesquisa, na educação ambiental com crianças, no incentivo ao ecoturismo do entorno, nas atividades voluntárias. “A data também serve para estabelecer, fortalecer e estreitar laços com os nossos parceiros, portanto, hoje toda a equipe do IMA agradece essas importantes parcerias”.
Sobre a Reserva
Foto: Adrio Centeno/IMA
A Reserva Biológica Estadual do Aguaí (REBEA) é composta por diversos canyons, riqueza de ecossistemas e grande variedade de espécies de plantas e animais que fazem da região um cenário valioso para a conservação da biodiversidade.
As majestosas esculturas geológicas, a imponência das montanhas, escarpas e chapadas, assim como os magníficos canyons e as belas cachoeiras, são também um importante testemunho da história geológica do Brasil, podendo gerar oportunidades para alavancar a economia de toda a região por meio da ampliação e desenvolvimento do ecoturismo no entorno da unidade.
Na REBEA existem inúmeras nascentes, que contribuem para a formação da bacia carbonífera. No alto da Serra Geral as nascentes são protegidas por uma densa formação vegetal da Floresta Atlântica e Floresta Nebular.
Todas as informações sobre a Reserva podem ser conferidas no site o IMA, neste link
Importante lembrar, que o IMA administra Unidades de Conservação de Proteção Integral da categoria Parque que permitem a visitação pública, e da categoria Reserva Biológica, onde o manejo ambiental é restrito e o acesso só é permitido a pesquisadores. O uso público tem objetivos educacionais. O agendamento de visitas é feita diretamente com os condutores autorizados pelo IMA.