• Dengue

WhatsApp Image 2023 05 30 at 17.04.08

O Governo do Estado por meio do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde (Semae), programou uma série de eventos, atividades e ações voltadas à preservação e a conscientização ambiental para marcar o mês de junho, dedicado às causas ambientais, e que celebrará no dia 5 o Dia Mundial do Meio Ambiente.

“O desenvolvimento econômico precisa ser sustentável também. Por isso criamos uma pasta que articule os setores. O Estado não pode parar de crescer, mas precisa olhar com atenção, respeitar e preservar o meio ambiente”, comentou o governador Jorginho Mello.

Na segunda-feira, 5, o IMA e a Semae com apoio do Crea-SC promoverão o evento Conexão Ambiental, para ofertar das 8h às 12h30, um ciclo de palestra com especialistas sobre temas relevantes para a pauta ambiental em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Já no dia 19 e 20 de junho, um curso voltado ao Direito da Mineração e Direito Ambiental também será promovido dentro da programação.

No dia 24 de junho, das 8h às 17h, o evento Conecta vai abordar a Vivência na UC Parque Estadual da Serra Furada. O evento Conexão Ambiental retorna no dia 29 de junho com a realização do 1º Encontro com Gestores Ambientais do Estado de Santa Catarina para promover a troca de experiências e disseminação de conhecimento e de boas práticas relatadas por especialistas e por gestores que realizam no dia a dia as políticas ambientais nas suas localidades.

“Será um mês dedicado à defesa das causas ambientais, uma pauta que é responsabilidade de todos nós, e que nos impulsiona, enquanto gestores públicos, a implementar ações, parcerias e instrumentos de gestão que garantam o desenvolvimento sustentável preservando o controle ambiental em nosso estado”, destacou a secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde (Semae) e presidente do IMA, Sheila Meirelles.

No dia 30 de junho a programação finaliza com o Ciclo de Estudos do Meio Ambiente e a participação de técnicos da área para debater temas como: fiscalização ambiental, processos administrativos ambientais, Lei da Mata Atlântica entre outros.

A programação do dia 5 de junho já está fechada e as inscrições podem ser feitas neste link: https://forms.gle/GB8jbvyRZRpciQ9q8

WhatsApp Image 2023 05 29 at 13.52.44

Programação das Unidades de Conservação

WhatsApp Image 2023 05 29 at 13.52.35 1

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (PAEST) realizará nos dias 3 e 4 de junho oficina artística de pintura e desenho na vela de barco, plantio de mudas, trilha interpretativa, oficina de bombas e sementes e apresentação de música do Instituto Casa Nobre. Já o Parque Estadual da Serra Furada (PAESF) fará um mutirão de retirada de espécies exóticas e manejo nas trilhas e ações de educação ambiental entre os dias 04 e 06 de junho e participará de uma feira ambiental no município de Capivari de Baixo no dia 18 de junho.

De 1 a 7 de junho o Parque Estadual Rio Canoas (PAERC) promoverá o plantio de mudas, distribuição de mudas nativas e gincanas com alunos de escolas da região. O Parque Estadual do Rio Vermelho (PAERVE), também terá programação com atividades de escoteiros para a comunidade, exposições, realização de trilhas e mutirão para o corte de Pinus.

Na programação do Parque Estadual Fritz Plaumann (PAEFP) o ponto alto será o evento do dia 3 de junho que será realizado em parceria com a empresa CPFL, com o Consórcio Itá e com a Escola de Educação Básica Francisco Bagatini para a distribuição de 11 mil mudas de espécies nativas. Nos dias 05 e 06 de junho, o Parque Estadual Acaraí (PAEAC) terá agenda de atrativos com a inclusão de visitação ao Mirante do Rio e as ruínas da Igreja do Casqueiro, e serão percorridos trechos do Caminho do Rei, como exercício de sensibilização ambiental.

Entre os dias 04 e 06 de junho, o Parque Estadual das Araucárias (PAEAR) realizará a distribuição de árvores nativas e ações de educação ambiental e plantio de mudas com alunos das escolas da região. Já na Reserva Biológica do Aguaí (REBEA), até o dia 9 de junho o público poderá realizar visitas ao centro de educação ambiental instituto Felinos do Aguaí, participar do lançamento do livro Felina Fábula, no dia 03 de junho, e participar de visitas ao Museu de Montanhismo, Evento Vem Passarinhar em Treviso com Instituto Alouatta, além de conferir a Palestra em alusão ao aniversário de 40 anos da Reserva no dia 01 de junho.

A Reserva Biológica Estadual da Canela Preta ofertará roteiro com atividades de educação ambiental promovidas pela sede do IMA com exibição de teatro de fantoches, sorteio de brindes e roda de conversas com alunos das comunidades da zona de amortecimento nos municípios de Botuverá e Nova Trento.

Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia do Meio Ambiente foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 05 de junho de 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, com o objetivo de chamar a atenção para a importância da preservação do meio ambiente.

Durante muito tempo, o homem acreditou que os recursos naturais eram inesgotáveis e, portanto, não se preocupou com a conservação da natureza. Após o entendimento de que o meio ambiente pede socorro, entidades em todo o mundo iniciaram ações para reverter a realidade já instalada. Infelizmente, muitos dos recursos já estavam profundamente comprometidos e muitos extintos.

O Dia do Meio Ambiente é mais que uma data comemorativa, é um alerta para todo o mundo. Um sinal para a mudança de hábitos, para a proteção dos ecossistemas, para a recuperação e preservação das espécies, para a perpetuação da vida, inclusive, da humana.

Muitos são os problemas que devem estar em evidência neste 05 de junho e em todos os dias, como a destinação inadequada dos resíduos, falta de coleta seletiva e reciclagem, desmatamento, inserção de espécies exóticas, poluição dos mares, desperdício de água, entre outros.

A data 05 de junho existe para lembrar a todos os habitantes do planeta que todos os dias o meio ambiente deve ser comemorado, lembrado, valorizado, respeitado, preservado. É um dia para ser repetido e expandido em todos os outros dias do ano. É uma reflexão que deve moldar os hábitos, as ações, os pensamentos. A conscientização sobre a importância do meio ambiente é muito mais do que uma atitude, é uma escolha de vida que tem como finalidade a preservação da vida, desta e das futuras.