81d137a9 6f94 4071 b91e 6e22f0b137bd

O Programa Penso, Logo Destino (PLD) idealizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) com apoio do Governo do Estado, segue com o planejamento de ações traçado para 2023. Por meio das Coordenadorias de Desenvolvimento Ambiental do IMA (CODAMs), o PLD realiza a estruturação, a expansão e a implementação dos sistemas de logística reversa em todas as regiões do estado.

Com o intuito de combater o descarte incorreto de pneus inservíveis e evitar a disseminação do mosquito Aedes aegypti, o IMA também firmou parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Entidades Gestoras para realizar a Campanha de Mobilização para recolhimento de pneus.

Nas últimas semanas, a CODAM de Canoinhas realizou ações em conjunto para colaborar com a Campanha e recolheu pneus nos municípios de Irineópolis, Três Barras e Canoinhas, recolhendo diversos tipos de pneus, como pneus de moto; bicicleta; carro; caminhonete; caminhão; ônibus, entre outros.

As ações da regional de Canoinhas renderam o recolhimento de 1.754 pneus em Irineópolis, 714 em Três Barras, e em Canoinhas 2.330 pneus, totalizando para estes três municípios uma coleta de 4.798 pneus inservíveis neste primeiro semestre de 2023. Através da entidade gestora Reciclanip, os pneus foram enviados para destinação ambientalmente adequada. O material é utilizado como matéria prima para itens de construção civil, massa asfáltica, entre outros.

Seguindo o cronograma do PLD, foram assinados Termos de Cooperação com quatro municípios de até 20 mil habitantes sob competência da regional de Canoinhas, sendo eles Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Major Vieira e Três Barras. Já o município de Canoinhas, com população acima de 50 mil habitantes, considerado de grande porte, apresentou interesse em aderir ao Programa, sendo encaminhado o Termo de Cooperação para análise em adiantamento ao cronograma proposto.

9e0bc00d 92eb 4b89 b7bc dc89422ef053

Os coordenadores do Programa Penso, Logo Destino da Codam de Canoinhas, os servidores Níkolas da Rocha Martins e Rosana Komar, comemoram a celeridade dos avanços no Planalto Norte e reforçam a necessidade da sensibilização de todos os envolvidos na separação e descarte ecologicamente correto dos itens contemplados pela Logística Reversa: pneus, lâmpadas, pilhas, eletroeletrônicos e embalagens de agrotóxicos e óleos lubrificante.

A ideia é estender o PLD para todo os municípios catarinenses começando pelos 224 municípios de até 20 mil habitantes, para depois atender aos de até 50 mil e finalizar com as grandes cidades do estado. “Esperamos que, ao final do cronograma proposto em 2027, Santa Catarina seja um modelo de gestão e abrangência de logística reversa, levando conhecimento à população, promovendo a destinação correta dos resíduos sólidos e garantindo saúde pública e qualidade ao meio ambiente, pilares da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, pontou o coordenador estadual do PLD, Cícero Brasil.