WhatsApp Image 2023 04 20 at 13.14.26 1

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental (CODAM) de Tubarão, realizou nesta quinta-feira, 20, evento de capacitação com servidores para tratar da implementação de estratégias de gestão e produtividade na gerência regional para a gestão 2023/2026.

Na programação, além de palestras voltadas à apresentações de diagnósticos internos e atividades de integração motivacional, os servidores formaram grupos de trabalho para elaborar um plano de ações e monitoramento. Desta forma a CODAM de Tubarão, em conjunto com seus servidores e servidoras tem o objetivo de consolidar a atuação do Instituto, através de sua representação regional, como órgão de efetiva promoção do desenvolvimento sustentável por meio de uma gestão moderna, dinâmica, eficiente e orientada por resultados.

Um dos desafios da regional é zerar a fila de espera dos processos de licenciamento ambiental, consolidando o cumprimento dos prazos legais de análise estabelecidos no rito do licenciamento ambiental em Santa Catarina, conforme Decreto 2995/2010, entre outras.

Construir um planejamento a partir de múltiplos olhares e com a participação ativa e genuína dos servidores é uma mudança de paradigma em nossa regional e até mesmo no IMA. Estamos muito confiantes na implementação das ações planejadas e nos resultados que elas trarão para a região”, disse a gerente da CODAM de Tubarão, Mabiane Almeida Braga.

WhatsApp Image 2023 04 20 at 13.14.26

A CODAM de Tubarão é uma das 16 Gerências Regionais do IMA em Santa Catarina, e abrange os municípios de: Armazém; Braço do Norte; Capivari de Baixo; Garopaba; Grão Pará; Gravatal; Imbituba; Imaruí; Jaguaruna; Laguna; Paulo Lopes; Pedras Grandes; Pescaria Brava; Rio Fortuna; Sangão; Santa Rosa de Lima; São Ludgero; São Martinho; Treze de Maio; Tubarão (Sede).

O setor produtivo encontrado na região é bastante diversificado, com forte vocação para agropecuária e agroindústria no vale do Rio Braço do Norte e rizicultura nas várzeas dos rios Tubarão e D’úna, cadeia industrial do plástico na região de São Ludgero e mercado imobiliário, turismo e transporte marítimo no litoral.

Por essas características, além da criação de grupos de trabalho formados pelos próprios servidores do IMA em Tubarão, foram realizados diagnósticos junto a diversos atores como prefeitos, sociedade civil organizada e consultores ambientais.

Trata-se de um amplo estudo que servirá como case para levarmos uma nova forma de trabalho para as demais regionais do IMA, tendo o objetivo de atender as especificidades ambientais de cada região com mais celeridade e efetividade para continuar contribuindo com o desenvolvimento econômico e sustentável do Estado de Santa Catarina”, pontuou a presidente do IMA Sheila Meirelles.

As informações construídas ao longo dessa etapa de trabalho da CODAM Tubarão serão agrupadas em uma matriz organizacional e servirão de base para a elaboração dos objetivos estratégicos. Os resultados serão apresentados e discutidos com o Presidente do IMA e seus diretores, sendo possível a inserção de suas contribuições ao texto. Após esta etapa o documento deverá ser amplamente divulgado entre os atores envolvidos e a toda sociedade.

Estiveram presentes na capacitação a diretora de Administração do IMA, Luciana Coutinho de Amarante; o coordenador estadual do Programa Penso, Logo Destino (PLD), Cícero Brasil, além de parceiros, colaboradores e demais servidores do IMA.

WhatsApp Image 2023 04 20 at 13.14.27