• Dengue

IMG 20230411 WA0069

O Preá-de-Moleques-do-Sul (Cavia intermedia) é um pequeno mamífero cujo habitat está restrito a apenas uma ilha com cerca de 10 hectares localizada no arquipélago de Moleques do Sul, pertencente ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, administrado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) com apoio do Governo do Estado. A espécie figura entre os 20 pequenos mamíferos mais raros e ameaçados do mundo, com história evolutiva única e considerada criticamente ameaçada de extinção em todos os níveis: global, nacional e estadual.

As principais ameaças à conservação dessa espécie derivam do desembarque não autorizado no arquipélago e da ausência de informações e conhecimento por parte da sociedade sobre a vulnerabilidade da espécie. Por isso, uma das ações fundamentais do Plano de Ação Estadual (PAE) Preá é a elaboração e execução de um Programa de Educação Ambiental que envolva a sociedade na conservação da espécie.

O objetivo do Programa de Educação Ambiental é promover ações que envolvam as comunidades escolares e pesqueiras do sul da Ilha de Santa Catarina e do município de Palhoça, além de usuários náuticos do litoral centro-sul.

Inicialmente, participarão das atividades as escolas Severo Honorato da Costa (bairro Pântano do Sul – Florianópolis), Dilma Lúcia dos Santos (bairro Armação – Florianópolis) e Padre Vicente Ferreira Cordeiro (bairro Pinheira – Palhoça), bem como, associações de pesca e praticantes de atividades náuticas dos municípios de Palhoça, Florianópolis e Garopaba. No entanto, a meta é transformar o Programa em uma campanha permanente e ampliada para outras localidades da região costeira.

WhatsApp Image 2023 04 12 at 13.43.22

Atividades práticas

As atividades práticas terão início no mês de maio do ano 2023, com o oferecimento de um curso de formação para professores, que será ministrado por pesquisadores de renome internacional e que atuaram na conservação da espécie. Ao longo de todo ano, ações educativas serão promovidas pela equipe de educadores do Instituto Tabuleiro em parceria com o IMA.

O Programa de Educação Ambiental para a Conservação do Preá-de-Moleques é uma importante estratégia para a difusão do conhecimento científico e promoção do engajamento social para a conservação da espécie. Iniciado em 2023, é realizado por educadores e pesquisadores do Instituto Tabuleiro em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e o financiamento da empresa Karoon Energy.

O arquipélago de Moleques do Sul é fiscalizado pelo IMA, Marinha do Brasil e Polícia Ambiental. Caso presencie o desembarque nas ilhas, entre em contato com a polícia ambiental: (48) 33654906. Fique atento e siga as redes sociais do projeto @caviaintermedia @institutotabuleiro @imasantacatarina