• Dengue

Foto Divulgacao CBMSC

Terreno de difícil acesso dificultou a ação dos bombeiros. Foto: Divulgação CBMSC

 

O fogo que atingiu uma área do Parque da Serra do Tabuleiro, na Baixada do Maciambú, no Sul de Palhoça, no final da manhã deste sábado, 1º de abril, foi afastado das residências, após ação do Corpo de Bombeiros Militar. Ainda sim, a região ainda apresenta focos. O vento forte, o tempo seco e a baixa umidade dificultaram os trabalhos e contribuíram para propagação do fogo. Pela manhã deste domingo, 2 de abril, o Arcanjo voltará a atuar no local.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atuou desde o começo da ocorrência e continua mobilizado. Foram 11 viaturas empenhadas, sendo quatro caminhões de combate a incêndio e um auto tanque. Estiveram envolvidos por parte do CBMSC, 33 bombeiros militares e comunitários. Também houve o apoio da aeronave Arcanjo 01, que utilizou o bambi bucket, eliminando pequenos focos.

Além das equipes de plantão, a equipe de Força-Tarefa 10 (FT 10), equipe especializada em evento extremo, do Batalhão de São José foi acionada.

Importante lembrar, que após setembro de 2019, quando um dos maiores incêndios da história atingiu o parque, a Defesa Civil de Santa Catarina, criou um Grupo de Trabalho em conjunto com o IMA, CBMSC, PMA, BAPM, PM, Polícia Civil, Defesa Civil Municipal, Secretaria de Segurança Pública de Palhoça e Instituto Çarakura, para estabelecimento de um Plano de Contingência (PLACON) para organizar o modo de enfrentamento aos incêndios na Baixada do Maciambú. Este plano, além de organizar a primeira resposta, definiu equipamentos, comunicação social, sinalização dos acessos de combate, organização de Brigadistas Voluntários, entre outros.

Sobre o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, maior unidade de conservação de proteção integral do Estado, foi criado em 1975, com o objetivo de proteger a biodiversidade da região e os mananciais hídricos que abastecem as cidades da Grande Florianópolis e do Sul do Estado. A unidade é administrada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com o apoio do Governo do Estado.

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro ocupa cerca de 1% do território catarinense. Abrange áreas dos municípios de Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí e Paulo Lopes.

Fazem parte do Parque as ilhas do Siriú, dos Cardos, do Largo, do Andrade e do Coral, e os arquipélagos das Três Irmãs e Moleques do Sul.