• Dengue

Foto

Foto: Julio Cavalheiro /Arquivo /Secom

O relatório semanal de balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA) aponta que dos 237 pontos analisados pelo Programa de Monitoramento 154 estão próprios para banho, o que representa 64,98%. Com relação ao relatório anterior, dois pontos passaram da condição de próprio para impróprio e quatro da condição de impróprio para próprio. Em Florianópolis, dos 87 pontos analisados, 63 estão adequados para banho, o que representa 72,41%.

Esse é o 18º relatório semanal de balneabilidade da temporada de verão e pode ser conferido na íntegra aqui.

O Programa de Monitoramento do IMA contempla 27 municípios litorâneos e mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte de Santa Catarina, compondo as cidades de: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

 

Metodologia e legislação
As amostras são analisadas pelo método fluorogênico tendo como substrato o Colilert-18, conforme diretrizes do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 23ª edição, Método 9223 B, que consiste na quantificação dos coliformes totais e Escherichia coli.

Conforme a Resolução Conama nº 274, de 29 de novembro de 2000, o ponto é considerado “PRÓPRIO” quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros. O ponto é considerado “IMPRÓPRIO” quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

 

Divulgação

O Programa de Monitoramento do IMA segue um cronograma de coletas preestabelecido. À medida que as análises vão sendo concluídas pelo laboratório do IMA, o resultado do ponto vai sendo atualizado automaticamente no mapa do site: balneabilidade.ima.sc.gov.br e no aplicativo Praia Segura.

Durante a temporada de verão, de novembro a março, o IMA divulga o monitoramento da balneabilidade das praias catarinenses semanalmente. Já na baixa temporada, de abril a outubro, a pesquisa é divulgada mensalmente.

Para acompanhar os resultados das coletas, quase em tempo real, basta clicar no ponto do seu interesse e conferir no mapa do site, o status da propriedade da sua praia preferida e a data da última coleta realizada no local. O site também possui o menu “histórico”, um espaço de pesquisa onde é possível acessar as datas das coletas e os resultados de todos os pontos amostrados.