• Dengue

WhatsApp Image 2023 03 15 at 16.36.13

Os municípios catarinenses que tiverem interesse em aderir à Campanha de recolhimento de pneus de 2023 podem efetuar a inscrição até dia 17 de março nesse link: https://forms.gle/1n5RfRpbWuPNb69E9

Lembrando que é necessário também preencher o Termo de Responsabilidade.


A campanha de recolhimento de pneus é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC), com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), através do Programa Penso, Logo Destino, e a Reciclanip, entidade gestora do sistema de Logística Reversa de Pneus Inservíveis em todo o Brasil.

 

DENGUE


Em 2022, o estado bateu recordes de casos de dengue. Foram confirmados 83.276 casos, com 90 óbitos. A melhor forma de prevenir a dengue é eliminar locais que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40° C) de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, a dor no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes. Na presença desses sinais e sintomas, o paciente deve procurar o serviço de saúde o mais breve possível.

Para os municípios participantes da atividade segue abaixo a planilha de contagem de pneus e o Termo de Autorização para o Recolhimento dos pneus.

Anexo 1 - Planilha
Anexo 2 - Termo de Autorização