52729928952 7e67675aaa c

O governador Jorginho Mello e a presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Sheila Meirelles, entregaram, na tarde desta segunda-feira, 6, licenças ambientais de grande porte que contribuirão diretamente com o desenvolvimento social, econômico e sustentável de Santa Catarina.

“Temos projetos importantes para serem implantados e, infelizmente, a máquina pública, muitas vezes engessada, emperrada, não proporciona que esses investimentos aconteçam. São empreendimentos que trazem para Santa Catarina emprego, arrecadação, desenvolvimento. E é por isso que a gente está fazendo essa força tarefa de análises do IMA”, explicou o governador.

Para a empresa Guararapes, com sede na cidade de Caçador, foi oficializada a entrega da Licença Ambiental de Operação (LAO) para uma unidade fabril destinada à produção de placas de MDF. O investimento do empreendimento representa cerca de R$ 800 milhões, e deve gerar cerca de 230 empregos diretos e 800 indiretos. O empresário Diorgenes Bertolin, da empresa Guararapes, recebeu a licença das mãos da presidente do IMA. Também acompanhou a reunião o prefeito de Caçador, Alencar Mendes.

52730705464 32601e54c4 k

Já para a empresa Sudati, localizada no município de Otacílio Costa, foi entregue a Licença Ambiental de Instalação (LAI) para ampliar também a unidade industrial destinada à fabricação de placas de MDF. O empreendimento deve superar R$ 1 bilhão em investimentos e gerar um total de 150 empregos diretos e 350 empregos indiretos na região. Além do empresário Luiz Alberto Sudati, estava presente no ato o prefeito de Otacílio Costa, Fabiano Baldessar de Souza.

O licenciamento ambiental é um instrumento que busca a conciliação do desenvolvimento econômico com a conservação dos recursos naturais, assegurando a sustentabilidade dos ecossistemas nas dimensões física, biótica e sociocultural. Em Santa Catarina, esse processo é conduzido pelo IMA.

“A emissão de uma licença atesta que as exigências impostas pela legislação ambiental foram cumpridas por parte dos empreendedores. Para nós, enquanto instituição, é um momento importante, que representa a conclusão de um processo conduzido de forma célere pela equipe técnica do IMA”, enfatizou a presidente do IMA, Sheila Meirelles.