incendio br 101

Foto: Corpo de Bombeiros Militar de SC

O ano de 2022 foi marcado pela intensificação das vistorias em veículos rodoviários que transportam produtos perigosos, no âmbito do calendário anual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida (P2R2) a Emergências Ambientais, executado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).

A Gerência de Emergências e Passivos Ambientais (GEPAS), com apoio das Coordenadorias Regionais, em seu programa de auditoria de Licenças Ambientais por Compromisso e atendimentos a acidentes com Produtos Perigosos, abordou um total de 1.792 veículos, em 50 operações realizadas em rodovias estaduais, federais e trechos urbanos. Deste montante, 723 veículos estavam autorizados pelo IMA, 549 pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e 520 não transportavam produtos perigosos no momento da abordagem. Foram autuados 32 veículos com irregularidades.

Este ano, foram registradas 25 ocorrências com produtos químicos, que vão desde acidentes rodoviários, com vazamentos ou incêndios, a sinistros em indústrias e portos. Nestes casos, o IMA atua de forma a mitigar o dano ambiental e promover a descontaminação do local.

equipe de fiscalizaçao

Foto:IMA

Para execução destas atividades, o Instituto conta com técnicos habilitados em suas Coordenadorias Regionais de Meio Ambiente. Neste ano, 10 servidores foram capacitados no curso Nível Operacional – HAZMAT (Hazardous Materials), promovido pela Ambipar Response, em conformidade com NFPA 472 (Standard for Competence of Responders to Hazardous Materials) e ABNT NBR 14.064:2015 (Diretrizes para o Atendimento a Emergência no Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos). Além disso, quatro novas viaturas de atendimento a emergências foram entregues às Gerências Regionais de Chapecó, Criciúma e Joinville e à Gerência de Emergência e Passivos Ambientais, em Florianópolis.

equipe de fiscalizaçao˜

Foto: IMA