recolhimento itinerante GF

O Programa Penso, Logo Destino (PLD), que completa três anos no próximo sábado, 17, realizou um novo recolhimento itinerante de resíduos, itens do sistema de logística reversa, na região da Grande de Florianópolis, na quinta-feira, dia 15 de dezembro. Esta foi a segunda edição de recolhimento do PLD este ano na região, assim como, também foram realizadas ações de recolhimento nas regiões de Criciúma, Tubarão, Lages e São Miguel do Oeste, totalizando oito recolhimentos itinerantes em Santa Catarina.

Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, o PLD também promoveu duas edições, nos meses de maio e novembro, de recolhimentos de pneus inservíveis, no combate do mosquito Aedes aegypti, vetor de várias doenças. Por fim, ocorreram ações junto aos servidores na sede administrativa do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, em Florianópolis, na intenção de implementar e monitorar a mudança de comportamento pretendida.

O programa PLD  já está presente em seis das 16 Coordenadorias de Desenvolvimento Ambiental (CODAMs). Destas,  88 municípios já firmaram o Termo de Cooperação com o IMA.

recolhimento GF

Veja o balanço dos recolhimentos itinerantes:

• 110 mil unidades de embalagens vazias de agrotóxicos,
  • 40 mil unidades de pneus inservíveis,
  • 130 mil unidades de lâmpadas fluorescentes,
  • 32 mil kg de pilhas e eletroeletrônicos.

Meta

Em 2023, a meta do programa é expandir para mais seis regionais, o que atingirá um total de 12 das 16 CODAMs do IMA, atingindo 150 municípios, ou mais de 50% de cobertura do estado de Santa Catarina. E para 2024, a pretensão é ter a cobertura total das 16 Coordenadorias Regionais no estado.

recolhimento na GF