• Dengue

pneus inservíveis

Uma ação do Programa Penso, Logo Destino recolheu pneus em municípios de Santa Catarina. A quarta edição da mobilização ocorreu entre os dias 16 e 30 de novembro em 22 cidades do estado. Ao todo, 12.178 pneus inservíveis foram arrecadados.

O recolhimento itinerante no estado é uma iniciativa do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, por meio do Programa PLD, com parceria dos municípios, Secretaria de Estado da Saúde e a entidade gestora do Sistema de Logística de Pneus Inservíveis em todo Brasil (RECICLANIP).

Os municípios inscritos nesta edição foram Garuva, Imbuia, Mafra, Vidal Ramos, Chapadão do Lageado, Três Barras, Major Vieira, Porto União, Bela Vista do Toldo, Itá, Agronômica, Rio do Sul, Lindóia do Sul, Palmitos, Presidente Getúlio, Cunha Porã, Dionísio, Cerqueira, Papanduva, Concórdia, Ipira, Monte Castelo e Iporã do Oeste.

recolhimento de pneus

Grande Florianópolis

No dia 26 de novembro, a ação ocorreu nos municípios de Angelina, São Bonifácio, Governador Celso Ramos e Anitápolis. Foram recolhidos ao todo 2.404 pneus inservíveis na Grande Florianópolis.

A iniciativa busca garantir a redução dos impactos no meio ambiente, promover mais saúde para a população, combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, febre amarela e zika vírus. 

São Joaquim

Também ocorreu com apoio do Programa Penso, Logo Destino, em novembro, o recolhimento de lâmpadas, pilhas e baterias na Escola de Ensino Básico São José, no município de São Joaquim, realizado por campanhas feitas pelos alunos. Foram recolhidos cerca de 8.247 lâmpadas e 1 tonelada e meia de pilhas e eletroeletrônicos.