• Dengue

simpósio Trilhas de Longo Curso

Foto:Ascom/IMA

Até a próxima sexta-feira, 25 de novembro, Florianópolis recebe o 1º Simpósio Catarinense de Trilhas de Longo Curso, realizado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). A abertura do evento foi na noite desta terça-feira (22), no Sesc de Cacupé, com a participação de mais de 150 profissionais.

O presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto, abriu o Simpósio reforçando a importância do Instituto promover o debate sobre essa temática. “Estamos muito felizes em poder reunir aqui autoridades, especialistas, profissionais da iniciativa privada e servidores públicos neste momento que é histórico para o IMA e que vai abordar um assunto de relevância nacional, que é o turismo sustentável”, afirmou.

O evento é considerado um marco no avanço das políticas públicas de proteção do meio ambiente, de geração de renda e promoção do lazer e recreação de forma ordenada nas Unidades de Conservação do Estado, administradas pelo IMA.

“Serão várias mesas redondas para discutir diversos aspectos das trilhas de longo curso,  cicloturismo, como conectar áreas protegidas através das trilhas, as trilhas como ferramenta para a educação ambiental, engajamento comunitário, empreendedorismo e renda, as trilhas conectando pequenas propriedades rurais, então a gente entende que tem que ter uma política pública para que ocorra o desenvolvimento sustentável de forma ordenada”, declarou a coordenadora do Simpósio e bióloga do IMA, Adriana Nunes.

simposio trilhas de longo curso

Além das mesas redondas, a programação prevê ainda uma oficina de sinalização de trilhas a ser realizada no Morro das Aranhas, no Costão do Santinho. 

O Simpósio é gratuito e conta com parceria com a Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, ICMBio, Floram, Epagri, Santur, Prefeitura Municipal de Itapema, Rede Floripa Amanhã e Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema . 

  pdf Confira a programação (193 KB) .