• Dengue

e5c14d3c 5e2b 4dce 85e5 4248e06b97a8

Foto: Aurélio de Aguiar/IMA

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) segue avançando nos trabalhos de regularização fundiária referente a idenizações em áreas das Unidades de Conservação Estaduais. Trata-se de uma ação que visa consolidar o domínio das UCs, melhorando a preservação das áreas e promovendo justiça social aos proprietários das terras.

Na tarde desta quinta-feira (10), foi adquirida uma área de 193 hectares no município de Imaruí, no Sul do estado, que está no interior do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. A área é composta por trilhas, cachoeiras e florestas preservadas. "Este imóvel fica localizado nas nascentes do Rio Duna e representa uma área estratégica para programas de uso público, haja visto que por ela passa uma das trilhas de travessia entre os municípios de Imaruí e São Martinho", afirmou o gerente de Áreas Naturais Protegidas,  Aurélio José de Aguiar.

Há cerca de quatro anos o IMA iniciou os trabalhos de regularização fundiária dos Parques e Reservas Estaduais com proposta de indenização amigável aos proprietários de imóveis que estão no interior dessas áreas protegidas. São dez Unidades de Conservação (UCs), sendo três Reservas Biológicas e sete Parques Estaduais. A área total protegida é de 117.545,94 hectares, o que corresponde a aproximadamente 1,23% de toda a área do estado de Santa Catarina. 

Os recursos para indenizações são decorrentes de compensações ambientais correspondentes ao processo de licenciamento ambiental devidos ao IMA.

a54e409f fbbf 4f57 afdb 9eed70e562b5