• Dengue

1c7ab963 4e77 4d57 804b 94e01e851a73

Foto: Adrio Centeno/IMA

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) comunica que parte da programação de aniversário de 47 anos do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro precisou ser cancelada em função dos bloqueios nas rodovias de Santa Catarina neste começo da semana.

As atividades previstas para esta quarta-feira, feriado de 2 de novembro, serão transferidas para uma outra data, já que muitos convidados de várias partes do estado não conseguiriam chegar para participar. A nova data será confirmada pela organização das festividades.

O restante da programação, nos dias 5 e 6 de novembro (sábado e domingo), está mantido no Centro de Visitantes do Parque, na Baixada do Massiambu, em Palhoça. O evento, aberto ao público em geral, prevê trilhas, oficinas culturais, apresentação de teatro e pique-nique.

Parque

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (PAEST) é a maior Unidade de Conservação de proteção integral do estado de Santa Catarina. Com base nos estudos dos botânicos Pe. Raulino Reitz e Roberto Miguel Klein, o PAEST foi criado em 1975, com o objetivo de proteger a rica biodiversidade da região e os mananciais hídricos que abastecem as cidades da Grande Florianópolis e do Sul do Estado.

​O Parque ocupa cerca de 1% do território catarinense e abrange áreas dos municípios de Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí, Paulo Lopes e Garopaba, além das ilhas do Siriú, dos Cardos, do Largo, do Andrade e do Coral, e os arquipélagos das Três Irmãs e Moleques do Sul.