Forma turma drone

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) formou novos pilotos de drones no Estado, na útima semana, por meio da Diretoria de Engenharia e Qualidade Ambiental, através da Gerência de Gestão de Informações Ambientais e Geoprocessamento (GERIN).

Os profissionais passaram por aulas práticas e teóricas, nos dias 14 e 15 de Junho, e estão habilitados para atuar nas gerências regionais de Blumenau, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Rio do Sul e Reserva Biológica Canela Preta.  A formação também foi estendida a outros órgãos parceiros, como a Epagri e as polícias Civil, Federal e Rodoviária Federal.

O IMA utiliza drones desde 2017 para auxiliar suas atividades, tais como mapeamento e inspeção de áreas para o licenciamento ambiental, identificação de focos de incêndio, geoprocessamento, monitoramento preventivo, fiscalização de crimes ambientais e caça ilegal, controle e contagem de espécies, entre outros.

“O uso da ferramenta contribui significativamente para a agilidade e qualidade dos trabalhos de nosso órgão, seja no licenciamento ambiental, cobrindo vastas áreas em poucos minutos, ou na fiscalização ambiental.” destacou o presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto.

turma drone formada

Já o gerente de Gestão de Informações Ambientais e Geoprocessamento, Diego Hemkemeier Silva, enalteceu a ampliação do uso da ferramenta. “Formamos 30 novos pilotos nesta etapa, dos quais 25 do IMA. No total, já temos cerca de 90 servidores do órgão habilitados para pilotar.”

As capacitações continuam ainda no mês de junho e julho, e serão realizadas nas regionais de Criciúma, Florianópolis e Tubarão.

Todas as informações obtidas com os drones são gerenciadas pelo Sistema de Informações Ambientais do IMA e podem ser disponibilizadas a outros órgãos como Ministério Público Estadual e Federal, Tribunal de Contas e demais órgãos reguladores.