O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), por meio da Diretoria de Regularização Ambiental (DIRA), realizou nesta semana, em Chapecó, um treinamento técnico com os novos servidores do Instituto. O treinamento com foco no licenciamento ambiental tem o objetivo de promover o conhecimento e padronizar procedimentos.
Entre as atividades o grupo realizou visitas a campo em empreendimentos de mineração, saneamento, suinocultura, parcelamento de solo e produção de energia hidrelétrica, que são importantes para desenvolvimento econômico do Estado de Santa Catarina.O treinamento faz parte do Curso de Instrução em Processos e Práticas Ambientais (CIPPA) e visa preparar os profissionais para atuarem nos processos de licenciamento, fiscalização e auditoria ambiental, entre outras atividades finalísticas do IMA.
Para o presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto, o treinamento é primordial para aumentar a capilaridade do Instituto, a celeridade processual e a segurança jurídica das atividades. “Os servidores foram convocados para incrementar, essencialmente, as atividades de análise de licenciamento ambiental, portanto o treinamento é fundamental para contribuir com o desenvolvimento técnico daqueles que chegam para reforçar e manter a excelência do atendimento e dos serviços prestados pelo IMA ao Governo do Estado e à sociedade catarinense”, disse Daniel.