Com o fim do verão, o Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), divulga nesta sexta-feira (25), o último relatório semanal de balneabilidade da temporada. A pesquisa mostra que dos 237 pontos analisados 153 estão próprios para banho no estado, o que representa 64,6%. Em Florianópolis, dos 87 pontos onde há coleta, 56 estão em condições de receber banhistas, ou seja, 64,4%.
As análises são realizadas em 27 municípios litorâneos e mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte, compondo as cidades de: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.
Durante a temporada de verão, de novembro a março, o IMA divulga o monitoramento da balneabilidade das praias catarinenses semanalmente. Já na baixa temporada, de abril a outubro, a pesquisa é divulgada mensalmente.
Os resultados do monitoramento são atualizados automaticamente e podem ser conferidos na íntegra no site: balneabilidade.ima.sc.gov.br e no aplicativo Praia Segura.
“Nosso sistema oferta o histórico de todas as pesquisas e essas informações estão à disposição de toda a sociedade. O banco de dados, inclusive, pode ser usado pelos agentes municipais para a tomada de decisão, como ações mitigadoras para evitar a chegada de esgoto nos pontos analisados pelo Instituto”, lembra o diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental do IMA, Fábio Castagna da Silva.