• Dengue

da008c17 6f63 4c3e 97ab c3448764be95

A preservação da água depende de cada um de nós, de nossas ações, de mudanças de hábitos, do nosso sentimento de pertencimento ao ecossistema e ao planeta, assim, nesta terça-feira, 22, Dia Mundial da Água, uma das ações promovidas pelo programa Penso, Logo Destino (PLD) do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) foi o treinamento para acondicionamento e destinação de produtos impróprios (produtos vencidos) e embalagens de agrotóxicos vazias nas agropecuárias licenciadas para venda destes produtos.

O encontro contou com o apoio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), CIDASC e a REAFPOLIS. Além das parcerias, a Coordenadoria Regional do IMA em Florianópolis esteve presente, juntamente, com a Coordenadoria estadual do Programa Penso, Logo Destino.

O treinamento teve como objetivo capacitar os agropecuaristas licenciados da região de Florianópolis no manejo e descarte ambientalmente correto de resíduos e embalagens de agrotóxicos e reforçar a importância da logística reversa desse resíduos na região, conforme o Decreto Estadual nº 1331 de 16/10/2017 que dispõe sobre a destinação final de rejeitos e embalagens de agrotóxicos.

Ocorrerá ainda, uma ação de recolhimento de produtos impróprios no dia 19 de maio deste ano, e uma ação de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos com previsão para ocorrer entre os meses de julho e agosto. O posto de recebimento será na Associação das Agropecuárias para Recolhimento de Embalagens de Agrotóxicos da Grande Florianópolis (REAFPOLIS), localizado na comunidade de Taquaras em Santo Amaro da Imperatriz.

O treinamento contou a presença de 16 dos 18 municípios que compõe a Coordenadoria Regional de Florianópolis: Águas Mornas, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Canelinha, Governador Celso Ramos, Major Gercino, Nova Trento, Palhoça, Rancho Queimado, São Bonifácio, São João Batista, São Pedro de Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz, Tijucas