• Dengue

imagem ilustrativa da área onde será contruida a industria

O Governo do Estado de Santa Catarina por meio do Instituto do Meio Ambiente (IMA) emitiu a Licença Ambiental Prévia com dispensa de Licença Ambiental de Instalação para a unidade industrial do grupo Nestlé Purina em Vargeão, no Oeste do estado. A indústria será voltada ao processamento de subprodutos agroindustriais para produção de rações para animais, com área total de 79 mil metros quadrados e investimento estimado de R$ 1 bilhão nesta primeira fase do empreendimento.

“Trata-se de mais um processo de licenciamento ambiental de grande porte conduzido pelo IMA para contribuir com o desenvolvimento econômico e sustentável em Santa Catarina sem deixar de priorizar o controle ambiental no estado”, comentou o presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto.

O empreendimento considera política de zero destinação para aterros sanitários, projetos de reuso de água resultante do tratamento de efluentes industriais, uso crescente de fontes renováveis e energia.

Estima-se que ao longo das três etapas de implantação, serão investidos ao menos R$ 2,3 bilhões, com previsão de gerar até dois mil postos de trabalho diretos e indiretos. A iniciativa vai fomentar o agronegócio local, sobretudo com a utilização de matérias-primas que são consideradas subprodutos na agropecuária, como farinha de carnes, gorduras de origem animal e resíduos de abatedouros.

“A implantação da Nestlé Purina em Santa Catarina é resultado de um grande esforço conjunto do Governo de SC por meio do Programa InvestSC e traduz a confiança do empreendedor no Estado por meio de um investimento bilionário e que vai gerar 2 mil empregos, sendo um divisor de águas econômico para Vargeão e todo o entorno”, reforçou o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Luciano Buligon.

A liberação da licença contou com a participação da Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental do IMA de Chapecó.