• Dengue

WhatsApp Image 2022 03 04 at 14.11.31

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) lançou o Edital de Chamamento Público nº 2/2022/IMA, com objetivo de estabelecer parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSC) para desenvolver ações que visem à gestão, a operação da visitação e educação ambiental no Complexo do Centro de Visitantes do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, situado no município de Palhoça, em Santa Catarina.

Entre os objetivos específicos do Termo de Colaboração estão a realização das seguintes atividades, não sendo exclusividade da OSC: realizar ações relacionadas ao Uso Público do Centro de Visitantes do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, incluindo a sua abertura e fechamento à visitação pública e educação ambiental, que ocorre de quarta a domingo das 9h às 17h inclusive nos feriados; apoiar as atividades de pesquisa e monitoramento do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro; apoiar ao Programa de Voluntariado do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro; realizar atividades de Educação Ambiental e Comunicação da Unidade de Conservação (redes sociais/mídias); realizar a Educação ambiental no Centro de Visitantes do Parque, entre outros.

O período para a apresentação de propostas inicia dia 04 de março de 2022 e segue até 19 abril de 2022 via portal SIGEF. Desta forma, o IMA convida todas as instituições para participarem do processo. O edital contendo as especificações da parceria poderá ser acessado na íntegra no site do IMA e também neste link

Sobre o Parque

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, é a maior unidade de conservação de proteção integral do Estado, e foi criado em 1975 com base nos estudos dos botânicos Pe. Raulino Reitz e Roberto Miguel Klein, com o objetivo de proteger a rica biodiversidade da região e os mananciais hídricos que abastecem as cidades da Grande Florianópolis e do Sul do Estado.

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro ocupa cerca de 1% do território catarinense. Abrange áreas dos municípios de Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí, Paulo Lopes e Garopaba. Fazem parte do Parque as ilhas do Siriú, dos Cardos, do Largo, do Andrade e do Coral, e os arquipélagos das Três Irmãs e Moleques do Sul.

O nome da Unidade de Conservação é emprestado de uma das serras da área do Parque que possui um cume de formato tabular, bastante visível da região de Florianópolis: a Serra do Tabuleiro.

Localizado em uma região estratégica, única e muito especial da Mata Atlântica, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro possui uma ampla diversidade de habitats. Cinco das seis grandes formações vegetais do bioma Mata Atlântica encontradas no Estado estão representadas no Parque. Por essa razão, ele abriga uma biodiversidade ainda maior que seus 84.130 hectares poderiam sugerir.

Saiba mais sobre o Parque neste link

Como chegar ao Parque?

Endereço: Rodovia BR 101, Km 238 tem um viaduto próximo ao Posto Maciambú. Tem que cruzar em direção ao litoral e andar uns 500 metros, vai encontrar o portão de entrada. Segue pela estradinha interna até o estacionamento.