Untitled 1

O Programa Penso, Logo Destino foi apresentado em São Miguel do Oeste, neste mês de janeiro, com objetivo de promover o conhecimento e adesão de novos municípios do Extremo Oeste ao programa.

Untitled 2

Na região, a iniciativa contou com o apoio da Gerência Regional de Meio Ambiente de São Miguel do Oeste e a participação do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (CONDER). A ocasião foi marcada por uma ação de recolhimento de mais de 40 mil lâmpadas, articulada com o CONDER e municípios da região, sendo recolhidas pela Entidade Gestora RECICLUS.

Untitled 3

O consórcio é composto pelos seguintes municípios: Anchieta, Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Descanso, Dionísio Cerqueira, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Iporã do Oeste, Itapiranga, Maravilha, Mondaí, Palma Sola, Palmitos, Paraíso, Princesa, Romelândia, Santa Helena, São João do Oeste, São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Tigrinhos e Tunápolis.

Apresentação em Urussanga

Untitled

O Programa Penso, Logo Destino também foi apresentado em Urussanga e contou com o apoio da Gerência Regional de Meio Ambiente de Criciúma juntamente com o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul (CIRSURES), com o objetivo de agilizar o processo de expansão do programa na região.

O CIRSURES possui estrutura organizada com os seguintes municípios integrados: Cocal do Sul, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga. Além dos municípios consorciados, participaram os municípios de Balneário Rincão, Balneário Gaivotas, Nova Veneza e Sombrio.

Os itens da Logística Reversa estão inseridos na Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída em 2010, e agora regulamentada pelo Decreto nº 10.936, de 12 janeiro 2022.