• Dengue

WhatsApp Image 2021 12 03 at 13.42.31

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) esteve presente no evento de Monitoria e Avaliação de Meio-Termo do PAN Herpetofauna do Sul, em Iperó/SP, por meio da Gerência de Gestão de Processos Ambientais do IMA (GEPAM) através da participação da servidora Luana von Linsingen Pasetchny. Representantes de diversas instituições Estaduais e Federais, também participaram do encontro.

Os Planos de Ação Nacional para a Conservação dos Répteis e Anfíbios Ameaçados da Região Sul do Brasil (PAN) são políticas públicas promovidas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e são avaliados anualmente para checar problemas e buscar soluções para o bom funcionamento e o cumprimento das metas de cada ação.

Atualmente, 21 espécies estão nacionalmente ameaçadas de extinção, e são consideradas como espécies-alvo. São 10 anfíbios, 06 lagartos e 05 serpentes, classificados em uma das três categorias de ameaça reconhecidas pela portaria MMA 444/2014: CR (Criticamente Ameaçada), EN (Ameaçada) e Vulnerável (VU).

Ao protegê-las, outras 50 espécies de anfíbios anuros (sapos, rãs e pererecas), 03 de cecílias (as “cobras-cegas”), 08 de serpentes, 02 de lagartos e 01 de quelônio (o cágado-rajado, também ameaçado) acabam sendo beneficiadas pelo PAN.