WhatsApp Image 2021 12 01 at 09.14.35

Os servidores do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) visitaram a Unidade de Extração Mina 101, da Rio Deserto, em Içara, na última terça-feira (30) com o objetivo foi conhecer o processo de extração e beneficiamento do carvão mineral.

Participaram da visita técnica, a gerente de Gestão de Processos Ambientais (GEPAM), Mariane Hatsuno Murakami; os técnicos Lilian Albarello e Filipe Sena; a gerente de Gestão de Licenciamento Ambiental e Autorizações de Obras Públicas (GELOP), Carline Fuhr e os técnicos da Coordenadoria Regional de Meio Ambiente (CODAM – setor de mineração), de Criciúma.

A abertura da visita foi feita pela superintendente industrial, de qualidade, novos produtos e licenciamento, engenheira química/mineral, Rosimeri Venâncio Redivo. Após, a visita foi guiada pelos coordenadores ambientais da Rio Deserto, engenheiro Felipe Medeiros Bertoncini e engenheira Taíse Cancelier, pela assistente de licenciamento ambiental, engenheira Suélen Zanin Manfioletti, e pelo engenheiro de segurança do trabalho, Rafael Bortolotto.

O coordenador regional da CODAM, Marcos Favro, afirma que a visita foi uma oportunidade de grande valia, sendo apresentado o processo de extração e beneficiamento de carvão ao GEPAM e GELOP, com sede em Florianópolis.

Também haverá um segundo momento, no próximo ano, com visitas em áreas em processo de recuperação e em áreas que ainda serão recuperadas”, disse. Segundo ele, o objetivo é a capacitação e o aperfeiçoamento dos técnicos nas análises de recuperação de áreas.

WhatsApp Image 2021 12 01 at 09.14.35 1

Visita à Satc complementou conhecimento

Além da unidade de extração da Rio Deserto, os profissionais do IMA também visitaram a Satc. Na instituição de ensino, foram avaliadas possibilidades de atuação em conjunto no processo de recuperação de áreas.

Informações: Comunicação / Rio Deserto