O Governo do Estado de Santa Catarina por meio do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) emitiu a Licença Ambiental de Instalação (LAI) para que a empresa Portonave inicie a obra de melhorias no cais de atracação do Terminal Portuário de Navegantes. A obra representa um investimento de R$ 500 milhões, e será fundamental para modernizar os berços de atracação do porto e assim receber navios maiores, e também aumentar a sua produtividade.
“Trata-se de um empreendimento comprometido com a preservação ambiental da região portuária, e que representará um importante avanço para o desenvolvimento social e econômico do Estado”, afirma o presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto.
Junto a uma atuação comprometida com o desenvolvimento sustentável da região, a empresa busca continuamente a prestação de serviços com excelência e a melhoria contínua de seus processos, sendo uma referência no segmento portuário. Segundo informação divulgada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), a Portonave está na lista dos cinco maiores portos e terminais no Brasil em movimentação de contêineres, neste primeiro semestre de 2021. O terminal privado lidera com 9,2% de participação no total movimentado no país, com crescimento de 42,1%, sendo significativos 91% de navegação de longo curso.
Nos seis primeiros meses de 2021, a Portonave estabeleceu o maior índice de crescimento entre os terminais do Brasil na movimentação de contêineres, na comparação com o mesmo período do ano passado, e já soma 660.099 TEUs. Com produtividade média de 103,9 mph por navio e volume aproximado de Gate de aproximadamente 43 mil caminhões no último mês de julho, o terminal é líder na movimentação de contêineres no Sul em ambos os segmentos: importação e exportação e em escala nacional se destaca em terceiro lugar no ranking dos terminais de contêineres.
“A Portonave sempre teve a visão em trabalhar constantemente em projetos de investimentos com o intuito de atender o aumento da demanda e manter o porto de Navegantes e o Brasil atrativo, principalmente, no quesito de infraestrutura e na prestação de serviço com excelência”, destaca o gerente comercial, Rodrigo Gomes”.
Para o gerente de segurança, Fabrício Martins, “As obras de melhoria no cais foram desenvolvidas com o objetivo de buscar o crescimento econômico em equilíbrio com os aspectos sociais e ambientais. Todas as etapas da obra foram planejadas buscando a minimização de riscos ambientais. Nosso objetivo é tornar esta obra um case de sucesso em sustentabilidade”.
“O transporte marítimo é o modal fundamental para o comércio internacional, sua movimentação fortalece a economia com as exportações e gera uma importante fatia de empregos no Estado. O Governo de Santa Catarina atua em conjunto em várias frentes com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável do nosso Estado. São ações assertivas com foco na retomada econômica e na geração de oportunidades para o futuro próximo”, enfatizou o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon.
Vale destacar que, atualmente, a Licença Ambiental de Operação (LAO) do porto desenvolve planos ambientais fundamentais que garantem a viabilidade ambiental da atividade como o Monitoramento da Água Subterrânea; Monitoramento da Qualidade do Ar e Emissões Atmosféricas; Monitoramento da Estação de Tratamento de Esgoto - ETE; Monitoramento do Ruído Ambiental; Gerenciamento de Resíduos Sólidos; Programa de Recuperação Ambiental, Resgate de Fauna; Cortina Verde; Emergências Ambientais; Monitoramento do Estuário.
Imagem: Divulgação/Portonave