O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do Instituto do Meio Ambiente (IMA), emitiu nesta segunda-feira, 14 de junho, a Licença Ambiental de Operação (LAO) para o Aeroporto Regional do Planalto Serrano, localizado no município de Correia Pinto. A LAO autoriza, por parte do órgão ambiental, o início do funcionamento do empreendimento.

O Aeroporto Regional dispõe de Terminal de Passageiros, ampla área para estacionamento de veículos, e tem capacidade para receber 24 mil passageiros por ano. A pista de pouso e decolagem tem 1.802 metros de comprimento por 30 metros de largura. O pátio de estacionamento de aeronaves possui duas posições homologadas para Aeronaves código “C” com envergadura de até 29 metros.

No ato de entrega da licença do novo aeroporto também foi realizada a assinatura das ordens de serviço para a execução da iluminação do trevo de acesso e do estacionamento do local, com alimentação de energia da Estação de Tratamento de Esgoto, e para o cercamento da estrutura de acordo com as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Juntas, as duas ordens de serviço somam investimentos de R$ 1,25 milhão.

As tentativas de reabertura do Aeroporto Regional do Planalto Serrano começaram em 2015, sem sucesso. O processo de certificação foi reiniciado em 2019 e, em fevereiro de 2020, a estrutura foi reaberta para uso. De lá para cá, já foram investidos cerca de R$ 6,4 milhões.

Novos Rumos para Santa Catarina

As obras e serviços fazem parte do programa Novos Rumos, do Governo do Estado, que está entregando estradas revitalizadas, duplicadas ou construídas, entre várias outras obras que promovem mais segurança e qualidade de vida e que aceleram a nossa economia.

“Após economizar mais de R$ 5 bilhões de recursos próprios ao cortar despesas, o governo agora faz com que essa arrecadação retorne aos cidadãos”, afirmou o governador Carlos Moisés.

Texto com informações:
Bianca Backes