4f73fac2-5c89-4d56-94be-4bcca812aa45.jpg

Em ato realizado na manhã desta sexta-feira, 28 de maio, o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do Instituto do Meio Ambiente (IMA), realizou a entrega da Licença Ambiental de Operação da ampliação da empresa Westrock Celulose, Papel e Embalagens Ltda, localizada no município de Três Barras, no Planalto Norte.

Com a ampliação, a fábrica aumenta a capacidade de produção da linha de papéis de alta performance de 470 mil toneladas por ano para cerca de 685 mil toneladas/ano. Os papéis são produzidos a partir de fibras virgens de eucalipto e pinus.

As obras foram direcionadas, principalmente, para ampliação e otimização dos recursos industriais existentes, incluindo a instalação de novo pátio de madeira, ampliação das linhas de celulose, novas caldeiras de força de recuperação e ampliação das máquinas de papel, além da instalação de equipamentos de suporte à produção.

Segundo a empresa, com as alterações a fábrica de papel de Três Barras aumenta a eficiência de aproveitamento da madeira para geração de celulose, matéria prima renovável, reciclável e amigável ao meio ambiente. Os investimentos também impactam positivamente a eficiência energética, aumentando a autossuficiência da fábrica de 55% para 85%.

Durante o ato de entrega da licença, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, ressaltou que o estado tem que comemorar quando uma empresa decide ampliar a planta, expandindo os negócios e gerando ainda mais economia, renda e emprego. “Santa Catarina é um território receptivo para novos investimentos. A contrapartida é o aprimoramento da infraestrutura para garantir que mais projetos como esse escolham o nosso estado ou aumentem sua capacidade de produção”.

A expansão da unidade começou em fevereiro de 2019 com investimento em torno de U$ 345 milhões, o equivalente a quase R$ 2 bilhões. Ao longo dos cerca de 15 meses de projeto, a obra de ampliação gerou mais de 11 mil empregos.

O presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto, destacou que o Instituto tem como missão aliar o desenvolvimento e a sustentabilidade, atuando de forma cada vez mais célere. “O licenciamento de expansão da Westrock cumpriu todas as determinações legais e serve de referência pela qualidade dos estudos apresentados, sempre norteados pelo cuidado ambiental. Por isso, o IMA fez sua parte para a emissão da licença para este projeto que vai beneficiar toda a região”.

A Licença Ambiental de Operação (LAO) é mais uma etapa para a conclusão do projeto de expansão da empresa.

A empresa


A Westrock, segunda maior produtora de papel e de embalagens de papelão ondulado no Brasil e no mundo, atua há 65 anos no município de Três Barras onde possui áreas florestais e a fábrica de papel. Juntas, empregam diretamente cerca de 800 funcionários da região, além dos muitos empregos gerados indiretamente.

Foto: Júlio Cavalheiro/ SECOM.