• Dengue

O Fauna Floripa, projeto do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis- FLORAM, está iniciando uma pesquisa para conhecer a fauna mais impactada por atropelamentos na Ilha de Santa Catarina. Um dos objetivos do estudo é fornecer informações para tomadas de ações por parte dos órgãos gestores do município que priorizem a conservação da fauna e a segurança das pessoas no tráfego.

Caso algum animal atropelado seja avistado nas estradas da Ilha de Santa Catarina/SC é possível adicionar o registro fotográfico por meio do formulário (https://forms.gle/paE8trVAJsUSHPRHA). Este tipo de coleta de dados voluntária por parte da comunidade geral é uma estratégia de ciência cidadã que permite maior o envolvimento da população no desenvolvimento de pesquisas.

Para saber mais é possível enviar um e-mail para biologia.saralc@gmail.com.

Fauna Floripa.

O projeto iniciou em outubro de 2019 tendo como objeto de estudo principal o levantamento das espécies de mamíferos e aves de toda Ilha de Santa Catarina. Com o passar do tempo, ampliou seus objetivos, realizando também o monitoramento da fauna e estudos ecossistêmicos em geral.
Com o uso de armadilhas fotográficas, por meio da instalação de câmeras de monitoramento de fauna, em áreas de vegetação com estágios sucessionais avançados e remanescentes primários ao longo de todo território insular, importantes dados estão sendo levantados e os objetivos alcançados.
Como consequência do intenso processo de ocupação humana em Florianópolis, um número significativo de espécies de animais silvestres não é mais encontrado na Ilha.
Com os produtos das pesquisas e estudos técnicos, será possível verificar a qualidade dos ambientes, elaborar estratégias de conservação a longo prazo e, se possível, pensar em ações de reintrodução da fauna nativa.
Ainda, será possível comunicar os resultados obtidos por meio da divulgação científica, extensão universitária e da promoção de ações de educação ambiental que também são eixos do Projeto.