Nesta sexta-feira, 23 de abril, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) deu um importante passo para fazer de Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa. O órgão ambiental firmou Termos de Cooperação
com oito municípios da Grande Florianópolis com a finalidade de promover o gerenciamento ambientalmente correto de resíduos sólidos.

A iniciativa integra o Programa Penso, Logo Destino do IMA que visa a conscientização e o envolvimento de todos os catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos. Com o Termo, os municípios de Antônio Carlos, Governador Celso Ramos, São Pedro de Alcântara, Rancho Queimado, Anitápolis, São Bonifácio, Nova Trento e Canelinha comprometem-se a, em conjunto com o IMA, definir e promover medidas que despertem a conscientização da população e as orientações necessárias à mudança de comportamento.

Cabe aos municípios, entre outros, a viabilização de Pontos de Consolidação, os quais podem ser a Central de Triagem, devidamente licenciada, ou outro local específico para armazenamento temporário dos produtos entregues nos coletores. Os produtos serão armazenados temporariamente nos Pontos de Consolidação até que sejam efetivamente recolhidos pelas Entidades Gestoras que providenciarão a destinação final ambientalmente adequada dos mesmos.

Municípios e IMA também trabalharão de forma articulada para a divulgação dos pontos de coleta buscando a maior participação dos moradores para a entrega e destinação correta dos materiais. Para o presidente do IMA, Daniel Vinícius Netto, essa é uma primeira, mas fundamental etapa para a mudança de comportamento de toda a população catarinense.

“A nossa parceria vai além desse termo, é uma parceria que envolve toda a preocupação com a gestão do estado. Estamos começando na grande Florianópolis, mas queremos expandir este projeto para toda Santa Catarina”.

O Termo de Cooperação tem prazo de cinco anos, podendo ser prorrogado por igual período. O ato de assinatura contou com a participação de todos os prefeitos dos municípios integrantes do Programa: Geraldo Pauli (prefeito de Antônio Carlos),
Charles da Cunha (prefeito de São Pedro de Alcântara), Marcos Henrique da Silva (prefeito de Governador Celso Ramos), Cleci Aparecida Veronezi (prefeita de Rancho Queimado), Laurino Peters (prefeito de São Bonifácio),
Solange Back (prefeita de Anitápolis), Tiago Dalsasso (prefeito de Nova Trento) e Diogo Francisco Alves Maciel (prefeito de Canelinha).

Nos locais dos atos de assinatura, os administradores municipais mostraram-entusiasmo em dar início a essa transformação de hábitos que tem como recompensa a preservação ambiental .

“É um desejo nosso ter uma cidade mais limpa e organizada. Canelinha hoje não faz nenhum tipo de seleção na coleta. Temos que bem destinar o nosso lixo e conscientizar a nossa população. A cidade ganha, o cidadão ganha, o meio ambiente ganha. Todos nós ganhamos”, enfatizou o prefeito de Canelinha, Diogo Francisco Alves Maciel.

A intenção é que nos próximos anos o projeto chegue a todo o estado.

Programa Penso, Logo Destino

2

Com o Programa, Santa Catarina torna-se o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa, atuando como o mediador entre os comerciantes, administração municipal e população para o descarte adequado dos resíduos, e as entidades gestoras que realizam a coleta do material recolhido. No Brasil, há ações isoladas de municípios no intuito de garantir que os resíduos completem o ciclo da Logística Reversa, mas uma operação sistematizada que tem como foco atingir todas as cidades é uma ação inédita no país.

O Programa Penso, Logo Destino, idealizado pela Coordenadoria Regional do IMA em Florianópolis, será executado em três etapas: Logística Reversa, Coleta Seletiva e Resíduos Orgânicos. A intenção é que após o desenvolvimento das três fases do projeto, Santa Catarina seja o estado brasileiro que mais recicla e reutiliza e que menos produz resíduo.

Logística Reversa

A primeira fase do Projeto consiste na implantação de ações voltadas aos consumidores para a devolução dos produtos e embalagens após a utilização. Os produtos que devem ser devolvidos aos comerciantes são lâmpadas fluorescentes, eletroeletrônicos e seus componentes, resíduos e embalagens de óleos lubrificantes e de agrotóxicos, pneus, pilhas e baterias.

Já os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes têm, nesta etapa, a responsabilidade de estruturar e implementar sistemas de logística reversa para que o material recolhido tenha a destinação adequada e mais ecologicamente correta.

Para isso, o IMA firmou parcerias com entidades gestoras responsáveis pelo recolhimento e destinação de produtos como lâmpadas, eletroeletrônicos, pneus, embalagens de agrotóxicos e óleos, pilhas e baterias que irão instalar pontos de coleta nos municípios que aderirem ao Programa, além de promover campanhas de conscientização e arrecadação dos materiais.
Por meio do recolhimento, os materiais recebem a destinação correta e muitos, inclusive, são transformados em novos produtos ou utilizados para outros fins, como é o caso do pneu que pode ser usado na construção civil e até na siderurgia.

O Projeto Penso, Logo Destino tem como parceiros a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, a Secretaria de Estado da Educação, a Secretaria de Saúde, as prefeituras municipais, entre outras entidades.

O Programa Penso, Logo Destino visa a conscientização, a mudança de comportamento e a construção do pertencimento para a disposição correta dos resíduos e, consequentemente, para a preservação dos recursos naturais.

3