O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), por meio da Coordenadoria Regional de Chapecó, aprovou nesta quinta-feira, 11 de março, a Licença Ambiental de Operação (LAO) para o Hospital Regional do Oeste, em Chapecó. Com a ampliação da unidade, a região oeste ganha 52 novos leitos que são fundamentais, especialmente, para o tratamento dos pacientes acometidos pela Covid-19.

A LAO autoriza o funcionamento imediato do novo espaço do hospital, que aumentou a capacidade de leitos de 277 para 329, entre outras ampliações. Diante da condição de pandemia de coronavírus na região oeste, a equipe do IMA realizou a análise de forma célere para possibilitar a renovação da licença em tempo recorde.

Após o recebimento de complementações solicitadas à consultoria ambiental contratada pelo Hospital, a equipe da Coordenadoria Regional do IMA em Chapecó concentrou esforços na análise deste projeto, ciente da importância da liberação dos leitos para a região, mas levando em consideração todos os critérios ambientais estabelecidos por lei.

Após cumpridas todas as exigências, em reunião virtual nesta quinta-feira, 11 de março, a Comissão Regional de Licenciamento Ambiental da CODAM/CRO em Chapecó, acolheu o parecer técnico que analisou o requerimento para concessão da Licença Ambiental de Operação (LAO) para o Hospital Regional do Oeste (HRO), em Chapecó, possibilitando a regular operação dos 329 leitos da unidade.

“Pela importância vital da atividade hospitalar, especialmente para enfrentar o atual estágio da pandemia, levando em consideração o respeito ao equilíbrio ambiental, os encaminhamentos necessários foram tomados de forma ágil e, desta forma, a Licença Ambiental de Operação (LAO) foi emitida, beneficiando a população de Chapecó e de toda a região oeste”, destaca o presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto.