• Dengue

202102191524

O presidente do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), Daniel Vinícius Netto, participou nesta quarta-feira, 17 de fevereiro, do lançamento do projeto TRAVESSIA da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). A iniciativa reúne diversas instituições e organizações públicas e privadas com o intuito de enfrentar e superar as dificuldades ocasionadas pela pandemia de coronavírus.

Para isso, a FIESC desenvolveu um trabalho de pesquisa junto às principais personalidades, instituições e organizações que já tem feito reflexões acerca do futuro pós-coronavírus nos aspectos econômicos, sociais, ambientais, tecnológicos, comportamentais, políticos e institucionais, entre outros. O levantamento gerou um relatório com mais de 100 documentos, os quais serão divulgados progressivamente no âmbito do Observatório da FIESC.

A análise dessas informações gerou a primeira versão de um Plano para a iniciativa que passou a ser denominada Programa TRAVESSIA. O projeto tem por finalidade promover a passagem ao longo desse processo de convivência com a pandemia do coronavírus e as consequentes crises econômicas, de emprego, sociais, institucionais e até pessoais/familiares, sempre acreditando que um futuro positivo e promissor aguarda a todos ao final da jornada.

O objetivo da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) é interagir com diversas forças da sociedade, especialmente do mundo empresarial, visando levantar sugestões, opiniões, posicionamentos e visões de oportunidades, no sentido de aperfeiçoar o planejamento e as possíveis ações que podem ser implementadas desde já.

Para o presidente do IMA, Daniel Vinícius Netto, o órgão ambiental catarinense tem papel fundamental nesta iniciativa ao ser o responsável pelo licenciamento e pela análise da maior parte dos investimentos que chegam ao estado. “O IMA tem que atuar com cada vez mais recursos para promover o desenvolvimento sustentável, permitindo a geração de renda, emprego e a movimentação da economia com a instalação de novos empreendimentos, mas também assegurando o respeito e a preservação do nosso maior tesouro, o meio ambiente”.