• Dengue

202102021803

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) emitiu nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, a Licença Ambiental de Instalação (LAI) da Linha de Transmissão LT 230 kV Itá a Pinhalzinho 2 e LT 230 kV Itá a Xanxerê e ampliação de duas subestações. O empreendimento tem investimento de R$ 242 milhões, gerando aproximadamente 700 empregos.
A LAI, a segunda de três licenças ambientais necessárias, autoriza o início das obras. A instalação das linhas aumentará consideravelmente o potencial energético do oeste de Santa Catarina e do estado como um todo.


De responsabilidade da empresa CPFL Transmissão Sul I S.A., a Linha de Transmissão 230kV Itá - Pinhalzinho 2 foi projetada com 101,33km de extensão, com estimativa de 203 torres que passarão pelos municípios de Águas Frias, Arvoredo, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Itá, Pinhalzinho, Seara, União do Oeste, Xavantina e Xaxim.


A Linha de Transmissão 230kV Itá – Xanxerê deverá ter extensão de 52,79km, com previsão de instalação de 106 torres, atravessando quatro cidades: Itá, Seara, Xavantina e Xanxerê. Compõem ainda o objeto do licenciamento as Subestações (SE) Pinhalzinho 2 e Xanxerê, as quais serão ampliadas, além da Subestação Itá, também já existente, cujo arranjo de 230kV foi licenciada por meio de processo individual no IMA.
Com as obras concluídas, a economia da região, baseada principalmente na agricultura e nas pequenas empresas, vai ter maior garantia de abastecimento de energia, gerando assim mais desenvolvimento para setores tão importantes.


O processo foi analisado pela CODAM de Concórdia com apoio da sede e foi tema de debate da primeira audiência pública virtual da história do órgão ambiental catarinense que ocorreu em 22 de outubro de 2020.
A LAP, primeira de três licenças ambientais, foi emitida em 07 de janeiro de 2021. Após a conclusão das obras, o empreendedor deve solicitar a Licença Ambiental de Operação (LAO) para o início do funcionamento das linhas.