O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) vai reforçar a sinalização e a fiscalização na Praia do Moçambique, em Florianópolis, para impedir a entrada de veículos na faixa de areia. Além de não ser permitido o estacionamento no local, a Praia está inserida no contexto do Parque Estadual do Rio Vermelho, Unidade de Conservação que tem como premissa a preservação dos recursos naturais.
Para impedir que estes registros tornem-se comuns, o IMA está implementando diversas ações como instalação de sinalização específica orientando os motoristas sobre a proibição de veículos na Praia, e ordenando os espaços ao longo da estrada paralela à Praia do Moçambique com indicação de onde é permitido estacionar. Também estão sendo instalados palanques para evitar que os carros acessem locais onde podem causar grande impacto ambiental.
O IMA busca ainda parceria com a Guarda Municipal de Florianópolis e com a Polícia Militar para intensificar a fiscalização. Recentemente, no acesso à praia foram instaladas câmeras de videomonitoramento que poderão ser usadas para identificar os infratores.
Além de ter como foco a preservação da biodiversidade local, as ações buscam ainda trazer mais segurança para os banhistas. Desta forma, o IMA solicita a conscientização de moradores e turistas para o cuidado com a praia que torna-se ainda mais especial por integrar uma Unidade de Conservação de proteção integral.
“Estamos propondo diversas sinalizações de conscientização ao longo da rodovia como forma de priorizar o ordenamento do trânsito e locais adequados a estacionamentos”, ressalta o gerente de Áreas Naturais Protegidas do IMA, Aurélio Aguiar da Silva.