O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) apresenta nesta quinta-feira, 17 de dezembro, o Plano de Manejo do Parque Estadual do Rio Vermelho, Unidade de Conservação Estadual localizada em Florianópolis. Esta é a primeira vez que o próprio órgão ambiental elabora o documento que tem por finalidade estabelecer as normas, restrições para o uso, planejamento de ações e manejo dos recursos naturais do Parque e do entorno.
Desenvolvido a partir de diversos estudos como diagnósticos do meio físico, biológico e social, o Plano de Manejo, além de prezar pela biodiversidade local, visando minimizar os impactos negativos sobre a Unidade, busca também a promoção da integração do Parque com a vida econômica e social das comunidades vizinhas.
Desta forma, o documento aconteceu foi elaborado com a participação de entidades diversas e da população por meio de oficinas e agora com a apresentação do Plano que ocorre das 18h às 20h, de 17 de dezembro, pelo canal do IMA no YouTube.
Segundo a coordenadora do Parque Estadual do Rio Vermelho, Adriana Nunes, o Plano de Manejo define o zoneamento, com a identificação das áreas que seguem restritas à preservação ambiental, com incentivo a pesquisas, mas também áreas onde será permitida a visitação pública.
“A apresentação é voltada ao Conselho Consultivo, equipe técnica e convidados que participaram das Oficinas Participativas. Pelo YouTube do IMA, a população pode acompanhar para conhecer de forma mais detalhada as definições do Plano e os interessados podem se manifestar por meio do chat.
O facilitador da elaboração do Plano de Manejo do Rio Vermelho explica que este é um documento bastante sofisticado, completo, além de uma obrigação legal. “No caso do Rio Vermelho isso acontece por estudos feitos pela própria equipe do IMA e parceiros e estes estudos agora são consolidados, validados, complementados com as oficinas participativas, o que fortalece a justificativa para a proposta para o zoneamento e para os programas que depois devem ser executados pela gestão da Unidade”.
O documento deve estar finalizado até 29 de dezembro de 2020.
Plano de Manejo
De acordo com a definição do Ministério do Meio Ambiente, Plano de Manejo é um documento consistente, elaborado a partir de diversos estudos, incluindo diagnósticos do meio físico, biológico e social. Estabelece as normas, restrições para o uso, ações a serem desenvolvidas e manejo dos recursos naturais da Unidade de Conservação, seu entorno e, quando for o caso, os corredores ecológicos a ela associados, podendo também incluir a implantação de estruturas físicas dentro da UC, visando minimizar os impactos negativos sobre a mesma, garantir a manutenção dos processos ecológicos e prevenir a simplificação dos sistemas naturais.
Uma das ferramentas mais importantes do plano de manejo é o zoneamento da Unidade que a organiza espacialmente em zonas sob diferentes graus de proteção e regras de uso. O plano de manejo também inclui medidas para promover a integração da UC à vida econômica e social das comunidades vizinhas, o que é essencial para que implementação seja mais eficiente. É também neste documento que as regras para visitação são elaboradas.